PUBLICIDADE

DINO

Projeto Social de instituto curitibano resgata sonhos de crianças da Bahia

Reforço escolar, aulas de inglês, música, prática esportiva e mentoria são algumas das atividades oferecidas no complexo construído em Cipó, Bahia

20 abr 2021 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

Com um dos menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, Cipó, na Bahia, é um município carente em diferentes aspectos, não apenas na área da educação. A população tem 18 mil habitantes e a maior parte estudou pouco porque precisou se dedicar, desde cedo, ao sustento da família, geralmente numerosa. Muitos são remanescentes de Quilombolas, são artesãos, confeccionam redes de balanço, mas a venda do produto traz poucos recursos, principalmente em meio à pandemia.

Foto: DINO / DINO

Com o objetivo de ajudar a mudar a realidade das pessoas da região, o Instituto Novas Histórias, de Curitiba, Paraná, inaugurou no local, no início deste ano, o Conexão Sertão, um complexo educacional, esportivo e cultural. Além da obra, o instituto é responsável pela manutenção dos profissionais. Um ambiente para que crianças e adolescentes possam ter reforço escolar, praticar esportes, aprender diversas outras atividades e também se alimentar com qualidade. "Educação é a base de tudo, mas sem comida e incentivo ninguém é transformado. Além disso, neste projeto, também vamos trabalhar aspectos psicológicos para que estas crianças compreendam que podem ser bem-sucedidas e felizes, não há limites para quem realmente deseja crescer, tem sonhos e busca oportunidades", destaca o maestro e pastor Paulo Davi e Silva, um dos coordenadores do projeto.

Estrutura

São mais de 3000 m2 de área, com dezenas de salas para atividades diversas, auditório, refeitório, quadra poliesportiva coberta, vestiários e um galpão fabril. O local, todo equipado, oferece, também, aulas de inglês, de literatura e de música. A ideia é criar uma orquestra e oportunizar todos os benefícios que a prática musical tem condições de oferecer. Além disso, há também um trabalho de mentoria, com foco no acompanhamento dos jovens no decorrer da vida, para que consigam continuar na batalha por melhores condições. "Queremos impactar essas vidas não só quando crianças, por isso estamos desenvolvendo parcerias que preveem capacitação técnica e inclusive bolsas para a faculdade. Nosso desejo é que não parem de progredir", afirma Silva.

O Conexão Sertão tem capacidade para atender a 600 crianças e adolescentes, de 5 a 13 anos, ao longo do dia. Apesar de estar iniciando agora, já há um projeto de ampliação. É uma parceria do Instituto com a Primeira Igreja Batista (PIB) de Curitiba. O projeto visa um desenvolvimento integral dos beneficiados. "Queremos que as crianças se desenvolvam no todo: parte intelectual, emocional e também espiritual. Somos corpo, alma e espírito e para um desenvolvimento total, precisamos cuidar das três áreas. Este é o nosso compromisso", explica o pastor. "Ao conhecer a região, tive a certeza de que precisava plantar mais do que uma semente, um jardim. Levar à população um ambiente que possibilitasse aprendizado e qualidade de vida, não só com educação, mas também alimentação saudável e, principalmente, oportunidades", afirma Markenson Marques, presidente do Instituto Novas Histórias e CEO da Cargolift Logística.

Os participantes do projeto recebem uniforme e todo material que vão usar nas atividades. Por mês são oferecidas cerca de 50 mil refeições. 

Histórias para contar

O Instituto Novas Histórias nasceu em setembro de 2003, em Curitiba, naquela época com o nome Instituto Cargolift. O principal propósito era avançar e colocar em prática o Projeto Ceifar, que atua na promoção da recuperação e ressocialização de homens e mulheres, acima de 18 anos, dependentes químicos. Ao longo dos anos, a instituição incorporou, também, o projeto Novos Sonhos, que utiliza a dança como ferramenta de inclusão e transformação social de crianças e adolescentes em situação de risco. Em 2020 deu início ao Conexão Sertão na Bahia. O Instituto Novas Histórias é uma das organizações sociais de fins não-lucrativos mais bem-sucedidas do Paraná. É mantido pelo Grupo Cargolift, que tem direcionado 12% do LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda) das empresas para o desenvolvimento de projetos no terceiro setor. 

Website: http://institutonovashistorias.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade