PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Portas de madeira, alumínio, ferro ou vidro, qual a melhor? Descubra

24 out 2017 - 18h01
Compartilhar
Exibir comentários

Está construindo a sua casa e está em fase de acabamento? Nesta fase é comum que comecem a surgir dúvidas sobre os materiais ideais para itens como janelas, portas, batentes, etc. Diversas características como o uso (interno ou externo), exposição ao sol e intempéries, localização da construção (próxima ao mar ou não), design e estilo decorativo desejado influenciam na escolha das portas, por exemplo. As opções são as mais variadas como madeira, alumínio, ferro e vidro, mas qual delas é a ideal para a sua casa? Para te ajudar a decidir, separamos as principais particularidades de cada um desses materiais.

Foto: DINO

Portas de madeira

Reconhecidas por serem elegantes e duráveis, as portas de madeira são bastante comuns graças a versatilidade que possui, visto que há diversos tipos de madeira e inúmeras possibilidades de decoração e criação com o material. As portas de madeira maciça são comuns para portas externas, visto que nesta área é preciso um material mais resistentes, este tipo de madeira também é utilizado em projetos mais rústicos. As portas de madeira "ocas" são comuns em portas internas de quartos e banheiros.

A durabilidade e resistência das portas de madeira depende do tipo do material escolhidos, mas em qualquer um deles problemas como os ataques de pragas urbanas (cupins), umidade dos ambientes, incidência de raios solares e águas das chuvas danifica a estrutura e reduzem a vida útil destas portas. Realizar manutenção frequentes como a pintura e envernização pode ajudar a reduzir estas adversidades.

Porta de ferro ou aço

As portas de metal mais antigas são normalmente de ferro e esse material continua sendo utilizado até os dias de hoje, porém a mistura do ferro com materiais com menor índice de oxidação é mais comum, entre eles o aço, que em alguns casos chega a ter a maior proporção na composição. Visto que que o aço costuma ter maior resistência, excelente durabilidade, grande variedade e baixo custo. As principais desvantagens da utilização das portas de ferro são o ferrugem; baixo conforto térmico e acústico; efeito estético nem sempre tão agradável; vida útil curta, restrição de utilidades, etc. Assim na maioria das vezes o ferro ou aço são integrados com outros materiais como madeiras, alumínio e vidro, oferecendo produtos de maior qualidade.

Porta de alumínio

Ótima opção tanto para áreas externas como internas, as portas de alumínio continuam sendo mais utilizadas em áreas externas, principalmente em cozinhas e portas balcões de salas e quartos. Esta alternativa se popularizou graças a facilidade de manutenção e resistência a corrosão e efeitos dos raios solares.

De acordo com a Sales Metal , empresa especialista em esquadrias de alumínio , as portas de alumínio são feitas com um material bastante durável, leve e resistente, inclusive à água e a névoa marinha e podem ser aproveitadas em construções próximas do mar no caso de cidades litorâneas, evitando os efeitos da maresia com bom desempenho, além de oferecer uma larga escala de acabamentos.

Como único ponto negativo, o alumínio possui um valor relativamente maior que os demais materiais já citados, porém a resistência, longevidade e facilidade de manutenção compensam o custo a longo prazo.

Porta de vidro

Usado em parte ou integralmente em portas e janelas, o vidro precisa ser temperado e instalado com esquadrias ou cantoneiras de alumínio para ser seguro e resistente. Entre as maiores vantagens está a transparência e consequentemente a luminosidade que proporciona para dentro do ambiente, o bom aspecto de pureza, a versatilidade, impermeabilidade a alta resistência à corrosão. No entanto, esse material é frágil e possui um custo elevado.

Website: http://www.salesmetal.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade