0

Plataforma é solução para acesso a consultas médicas ágeis e com melhores preços

6 fev 2020
10h17
atualizado às 21h13
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Em 2018 os problemas com planos de saúde afetaram 96% dos usuários desse tipo de serviço no Brasil, segundo uma pesquisa da Associação Paulista de Medicina (APM). Mas não é apenas quem possui planos que enfrenta isso: as consultas particulares têm valores cada vez mais elevados. Para solucionar ambas as dificuldades, uma empresa de Pelotas (RS) criou o Fácil Consulta, plataforma focada em oferecer consultas médicas a valores mais acessíveis e menos espera na marcação. Além de Pelotas (RS), a solução já atua em Santa Maria (RS), Joinville (SC), Florianópolis (SC) e Londrina (PR), contando com 20 mil pacientes cadastrados.

Foto: DINO / DINO

O cofundador e CMO do Fácil Consulta, Patrick Goulart, conta que a solução surgiu a partir da experiência pessoal, quando teve dificuldade de agendar consultas médicas para o avô. Os problemas se repetiam: ligações apenas em horário comercial, conciliar o agendamento com os horários para levá-lo na consulta, valores altos, entre outros.

"Nascemos para mudar a experiência das pessoas no acesso à saúde, principalmente porque isso é sempre um momento delicado". Ele afirma que hoje o paciente aguarda cerca de três dias para realizar a consulta com o menor preço do consultório através do Fácil Consulta, uma realidade bem diferente do que se tinha antes. "Estamos conseguindo oferecer um "combo" de melhorias na experiência dessas pessoas".

O Fácil Consulta foi criado no ambiente acadêmico, em uma disciplina de empreendedorismo de estudantes da Universidade Católica de Pelotas - UCPel, em 2015. O ano de 2016 foi de validação no mercado, entrevistando mais de 500 profissionais da área da saúde, sendo lançado oficialmente em março de 2017. Hoje, a startup está no Pelotas Parque Tecnológico, onde encontra um ambiente favorável à inovação, convivência com outros negócios, instituições de ensino, incubadoras, centros de pesquisa e laboratórios.

Desde então, já foram mais de 14 mil consultas realizadas, contando com 350 profissionais de mais de 40 especialidades. Segundo Patrick, a marca do projeto é justamente oferecer a experiência de uma consulta particular com agilidade, facilidade e preço acessível.

Benefício para o paciente e o médico
Patrick explica que não são apenas os pacientes que se beneficiam do Fácil Consulta. Segundo ele, essa é uma forma de os profissionais da saúde não dependerem da baixa remuneração dos planos, liberando ainda mais horários de agendamento, o que diminui o tempo de espera. Os profissionais não pagam taxas de adesão, por exemplo, apenas quando recebem consultas. Além disso, a plataforma permite elevar para até 95% de taxa de presença nos consultórios, visto que a média geral é de 75%.

Já para os pacientes, além da facilidade dos horários, algumas consultas podem chegar a 60% menos do que o valor particular, driblando também as dificuldades dos planos de saúde. Eles também podem agendar consultas a qualquer hora do dia, sem ficar refém do horário comercial, e podem acessar o perfil dos profissionais com feedback de outros pacientes e a agenda de horários livres.

O que prova que a ideia vem dando certo são os números positivos: são 300 mil visitas ao site, que tem um crescimento de cerca de 15% ao mês. O sucesso também rende recomendações, já que mais de 95% dos usuários já indicaram ou indicariam o Fácil Consulta. Patrick destaca que atualmente as indicações representam 30% dos novos cadastros mensais. "Entendemos que estamos prontos para expandir para novos centros e chegar a milhões de pessoas que hoje sofrem com um problema real quando o assunto é saúde", salienta.

Novas perspectivas
Patrick e os sócios Ramiro Martins e Krishna Xavier visam expandir e otimizar ainda mais a plataforma. "Trabalhamos em algumas facilidades a mais nas formas de pagamento, mas que estão ainda em fase de validação", comenta Patrick.

Um dos destaques é que o site é intuitivo, o que facilita a marcação das consultas. Através dele é possível escolher entre as cidades disponibilizadas e visualizar os profissionais conforme a especialidade deles. A consulta é marcada diretamente no Fácil Consulta e as informações são enviadas posteriormente por e-mail e lembretes por SMS. Além do site, é possível acessá-lo também pelo aplicativo móvel via Play Store.

Novos investimentos
A startup participou no fim de 2019 de uma rodada em busca de acelerar a expansão para os novos centros. A expectativa do roadmap do Fácil Consulta é entrar em pelo menos cinco novas cidades no primeiro semestre de 2020. Para isso, a rodada com um grupo de nove investidores anjos teve resultado positivo: foram garantidos R$ 500.000,00 em investimentos.

"Além do capital financeiro, buscamos investidores com experiência no mercado e conseguimos formar um grupo muito experiente", explica Patrick, destacando que o momento agora é de se organizar para uma nova rodada no segundo semestre. O grupo de investidores tem nomes conhecidos no mercado e são de Porto Alegre, São Paulo e Goiânia: Cristian Cavalheiro, Cidinaldo Boschini (através da Midwest Early Stage Venture Capital), Hugo Bethlem, Paulo Silveira, Natan Sztamfater, Rodrigo Dantas, Luis Filipe do Couto, Jerson Prochnow, Pieter Lekkerkerk e Fernando Matias.



Website: https://facilconsulta.com.br/

Veja também:

COLUNA DE VÍDEO: 'CBF precisa se voltar para quem garante o futebol brasileiro'
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade