PUBLICIDADE

DINO

Petróleo: a solução industrial que entregou segurança para plataformas

Aluguel de equipamento industrial não convencional se mostra uma alternativa para plataforma de petróleo diminuir custos e garantir segurança aos funcionários.

13 jan 2021 - 16h42
Compartilhar
Exibir comentários

Com produção recorde de petróleo e gás natural em 2020, a maior petrolífera do Brasil buscou soluções que aumentassem seu valor de mercado, investimentos e produtividade. O aluguel de uma solução industrial para a limpeza de tanques conseguiu trazer mais credibilidade, segurança para os funcionários e corte de custos.

Foto: REFRISAT e HBR / DINO

As gigantes estruturas de FPSO (Floating Production, Storage and Offloading - Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Descarga) são as grandes plataformas que extraem petróleo e gás. Tudo que é extraído do solo marinho passa por uma planta que separa água, gás e petróleo, que depois é encaminhado para grandes tanques de armazenamento que ficam no casco das FPSOs até que sejam transferidos para outros navios com destino às refinarias. 

Com o passar do tempo, porém, ocorre o acúmulo de borra nesses tanques de armazenamento de petróleo, dificultando o manuseio e tornando a limpeza um processo importante para evitar desperdícios e maiores custos. 

Essa limpeza é feita com equipamentos específicos e por pessoal preparado, no entanto, é perigosa por se tratar de material químico em ambiente de altas temperaturas, com possível presença de gases tóxicos e menor concentração de oxigênio. 

Uma solução industrial de ventilação para a limpeza de tanques de petróleo

Entendendo a necessidade de uma ventilação apropriada nesse processo de limpeza dos tanques, uma solução não tão convencional foi encontrada: o aluguel de um equipamento muito utilizado em processos da área industrial e de climatização, o Chiller. 

O fornecimento veio das empresas REFRISAT e HBR Máquinas, ambas parte do grupo HBR holding do Brasil, reconhecidas há mais de 40 anos pelo fornecimento de soluções na área industrial, hospitalar, de controle térmico, ar comprimido e petróleo.

O Chiller é um equipamento com objetivo principal de refrigerar processos ou climatizar ambientes, principalmente na área industrial, ou seja, sem uma aplicação padronizada na área do petróleo.

Para a limpeza dos tanques nas plataformas de petróleo, a instalação contou com um equipamento de mais de 200 TR de capacidade unido a um fancoil especial e uma estrutura de dumpers flexíveis e dutos removíveis (de insuflamento de ar).

Durante a limpeza ocorre o insuflamento de ar diretamente nos tanques em uma temperatura de recepção que circula de 12ºC a 18ºC. E já que esse esvaziamento dos tanques é periódico e a necessidade de limpeza é condicional a essa periodicidade, a maior petrolífera do Brasil decidiu alugar essa estrutura para utilizar de maneira móvel, ou seja, fazendo um rodízio entre plataformas para a limpeza de diferentes tanques de acordo com suas necessidades especificas.

É como se um grande e específico ventilador/ar-condicionado portátil acompanhasse cada profissional de limpeza nessa tarefa importante dentro desses gigantes tanques em alto mar.

Diminuição de custos e melhoria na estrutura

Além do aluguel e de toda a estrutura de equipamentos, a HBR máquinas e a REFRISAT forneceram nesse contrato uma equipe "embarcada" responsável pela operação e manutenção dos equipamentos. Isso inclui treinamentos e assessoria ao processo de instalação, além da manutenção e acompanhamento permanente dos equipamentos com equipe técnica de conhecimento específico, industrial e da área do petróleo.

Com isso, as plataformas não custeiam um equipamento novo sem assessoria técnica garantida e especializada, e prolongam suas garantias por um prazo estendido com a possibilidade de troca frequente de equipamentos quando necessário. Além disso, a segurança da equipe de limpeza especializada foi garantida com um equipamento que garante precisão no insuflamento de ar e feito sob medida para essa necessidade, ou seja, garantindo melhores condições de trabalho e saúde.

A longo prazo

O ano de 2021 começou com grandes bancos de investimento recomendando a compra das ações da maior petrolífera do Brasil. A aposta em ativos internacionais e o melhor desempenho em bases brasileiras como as mencionadas acima trouxeram uma evolução melhor do que a esperada pelo mercado. 

O investimento em novas alternativas, que a longo prazo ofereçam mais vantagens competitivas e menores custos, também reflete na valorização de ações das empresas da área que investem em novas soluções para aplicações que ainda não tinham sido exploradas.

Website: http://refrisat.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade