1 evento ao vivo

Pacientes com COVID-19 têm perda de olfato e paladar

24 mar 2020
14h59
  • separator
  • 0
  • comentários

Dois novos indícios que já vinham sendo observados por médicos e especialistas foram confirmados: a perda do olfato e do paladar podem estar relacionadas à contaminação pelo novo coronavírus.

Foto: Pixabay / DINO

De acordo com a entidade britânica ENT UK, que representa médicos de ouvido, nariz e garanta, o sintoma foi observado por profissionais que tratam casos de COVID-19 e afirmaram que alguns pacientes estão relatando sintomas como a perda de olfato e paladar, o que na medicina é chamado de anosmia. Os casos foram relatados na China, Coreia do Sul, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos e Irã.

Segundo especialistas, a perda do olfato e a consequente perda do paladar - já que os dois sentidos estão muito conectados - é comum em casos de infecções virais das vias aéreas superiores.

Para o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), Dr. Geraldo Druck Sant'Anna, chama atenção o fato de que, por enquanto, trata-se apenas de relatos de médicos de diferentes países. "Ainda não existem estudos científicos que comprovem ou descartem a relação entre a perda de olfato e o novo coronavírus", alerta.

Apesar de não haver evidência robusta, a entidade orienta que a presença de anosmia súbita talvez possa sugerir COVID-19. "Indicamos que todos os pacientes nessas condições sejam orientados a realizar isolamento domiciliar por 14 dias e aguardem a solução da anosmia, que parece ser temporária na maioria dos casos", conclui Sant'Anna.

De acordo com o presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Dr. Fabrizio Ricci Romano, não há necessidade de medicações nesses casos. O médico alerta também que, para quem tem dificuldade de perceber se perdeu ou não a capacidade de sentir aromas, a perda do paladar é um bom indício. "Uma dica é reparar se perdeu o gosto, porque 80% do sabor dos alimentos vêm pelo olfato e a primeira coisa que se percebe é que não está sentindo direito o sabor da comida", finaliza Romano.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial publicou, no site da entidade, uma série de informações de interesse relacionadas à pandemia do coronavírus: www.aborlccf.org.br



Website: http://www.aborlccf.org.br

Veja também:

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade