PUBLICIDADE

Oxitec do Brasil recebe Prêmio Empreendetec

11 out 2017 - 13h08
Compartilhar
Exibir comentários

A Oxitec do Brasil é a vencedora do 8º Prêmio Empreendetec, na categoria empresa, concedido pela ESALQTec, a Incubadora Tecnológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba (SP). Entregue em cerimônia na noite da última terça-feira (10), o título é um reconhecimento pelo trabalho da Oxitec com o Aedes do Bem™, o mosquito geneticamente modificado que combate o Aedes aegypti, transmissor de Zika, dengue e chikungunya.

Foto: DINO

"O Prêmio Empreendetec é um reconhecimento a quem inova. A escolha pela Oxitec tem como base seus resultados com o Aedes do Bem™, que combate o vetor de doenças que causam muitos malefícios, mortes e elevados custos diretos e indiretos", afirma Sérgio Marcus Barbosa, gerente executivo da ESALQTec.

De acordo com Barbosa, os critérios levados em conta pela organização do prêmio na escolha dos vencedores são tecnologia, empreendedorismo, ciência e inovação como contribuições à sociedade. "A Oxitec traz tudo isso e sua tecnologia beneficia a sociedade e a vida das pessoas. Além disso, a empresa tem investido significativamente no Brasil e gerado empregos em Piracicaba".

Para Jorge Espanha, diretor-geral da Oxitec do Brasil, a parceria com a ESALQTec, da qual a empresa é associada, é "importantíssima", pois a incubadora é um centro de apoio a empresas ligadas à biotecnologia e ao agronegócio, auxiliando no seu desenvolvimento. "Além disso, a ESALQTec tem a chancela da maior escola de agronomia do país e da USP, uma das maiores e mais importantes universidades do mundo", afirma Espanha.

Segundo o executivo, o prêmio estimula ainda mais a atuação da Oxitec, que vem investindo no país e em Piracicaba. "Nossa tecnologia tem impacto positivo na sociedade piracicabana, onde vem sendo aplicada desde 2015. Com o prêmio deste ano, passaremos a figurar ao lado de outros importantes nomes no que diz respeito ao uso da biotecnologia para o desenvolvimento humano. O prêmio é também um reconhecimento pioneiro aos nossos colaboradores, que desenvolvem e executam esse trabalho no Brasil", completa Espanha.

Prêmio

Em sua oitava edição, o Prêmio Empreendetec foi entregue na noite desta terça-feira, 10 de outubro, no Anfiteatro do Parque Tecnológico de Piracicaba. A Oxitec foi a premiada na categoria empresa. José Augusto Tomé, cofundador do AgTech Coworking e da AgTech Garage, recebeu o prêmio na categoria profissional.

A solenidade fez parte da programação oficial da 60ª Semana Luiz de Queiroz e do Esalqshow (Feira de Inovação Tecnológica para o Agronegócio Sustentável). Outro destaque da cerimônia foi a graduação das empresas Colly Química Indústria e Comércio Ltda e Maxit Tecnologia da Informação Eireli Me.

A noite teve ainda homenagens pelos 250 anos do município de Piracicaba; 50 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) além dos 70 anos da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba).

Como funciona o Aedes do Bem™

Desenvolvidos pela Oxitec, os Aedes do Bem™ são mosquitos machos que não picam e não transmitem doenças. Ao serem liberados, esses machos buscam e copulam com fêmeas selvagens do Aedes aegypti e seus descendentes herdam um gene autolimitante - que não persiste e nem se espalha no meio ambiente - que faz com que eles morram antes de atingir a idade adulta.

Os descendentes do Aedes do Bem™ também herdam um marcador fluorescente que permite que eles sejam identificados no laboratório, permitindo o seu acurado monitoramento e a avaliação da eficácia durante todo o programa de uso da tecnologia.

Sobre a Oxitec

A Oxitec é pioneira no uso de engenharia genética para controle de vetores e pragas que disseminam doenças e destroem culturas. Foi fundada em 2002 como uma "spinout" da Universidade de Oxford (Inglaterra). A Oxitec é uma subsidiária da Intrexon Corporation (NYSE: XON), empresa que utiliza biologia para ajudar a resolver alguns dos maiores problemas mundiais.

Sobre a Intrexon Corporation

A Intrexon Corporation (NYSE: XON) está impulsionando a revolução bioindustrial com DNA aprimorado para criar produtos de origem biológica que melhoram a qualidade de vida e a saúde do planeta. O conjunto integrado de tecnologias da empresa permite realizar projetos de escala industrial e desenvolver sistemas biológicos complexos para seus parceiros de diversos mercados, providenciando controle, qualidade, funcionalidade e desempeno de células vivas sem precedentes. Chamamos nossa abordagem de biologia sintética de Better DNA®.

Website: http://oxitec.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade