Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O Sistema de Educação Suíço e as suas práticas no Brasil

4 out 2017 - 09h49
Compartilhar
Exibir comentários

Na Suíça, a educação e o conhecimento são considerados os recursos mais importantes e, por isso, há um forte investimento no ensino, que é obrigatório e gratuito, apesar do país contar com algumas das melhores e mais caras Instituições de Ensino do mundo.

Foto: DINO

Atualmente os Cantões tentam harmonizar e estabelecer padrões para a educação suíça, mas devido a essa regionalidade e descentralização, há diferenças de conteúdo e abordagem. Normalmente os alunos iniciam seus estudos entre 6 e 7 anos, após dois anos de pré-escola (frequentada por 95% das crianças). Existem três níveis básicos de educação:

- Educação primária: com duração de 4 a 6 anos, varia conforme o Cantão e é ministrada num único idioma.

- Educação secundária: os alunos podem escolher entre dois diferentes tipos de escolas, as acadêmicas (em que as disciplinas convencionais são ministradas) e as vocacionais (nas quais o ensino é profissionalizante), escolhidas por 60% dos estudantes.

- Educação terciária: são os cursos superiores suíços, que envolvem bacharelado, mestrado e doutorado.

Sem dúvida alguma, esse sistema diferenciado é um dos alicerces que tornam a Suíça um país tão respeitado e com tantos resultados que a inclui no chamado 1º mundo.

Pedagogia de Pestalozzi

O educador Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) é um dos maiores expoentes da educação suíça e contribuiu para o impulso de ideais iluministas como, por exemplo, a educação humana em geral, superação das diferenças socioeconômicas e o reconhecimento da dignidade do ser humano. Para o educador, a escola deve considerar com a mesma ênfase: "o pensar, o sentir e o fazer", assim como, a autonomia civil e intelectual de cada indivíduo.

A pedagogia de Pestalozzi acredita que uma das principais metas do ensino é desenvolver as habilidades naturais e inatas, sendo a escola não somente uma extensão do lar, mas, um ambiente inspirado na família e que proporcione uma atmosfera de segurança e afeto. Para o educador, o amor é a força motriz do processo de ensino, pois somente o amor tem a capacidade de levar o homem à plena realização moral, ou seja, encontrar de maneira consciente, dentro de si, a essência que lhe dá liberdade; a pedagogia de Pestalozzi também é conhecida como "A Pedagogia do Amor".

Segundo o educador suíço, o processo de educação é dividido em três aspectos, sendo elas:

- Cabeça: significa pensar de maneira universal e plural. Uma base sólida de ensino de habilidades culturais e conhecimentos é indispensável para a criação de uma mente reflexiva e ativa.

- Coração: possui o significado de convencer com personalidade. O cidadão responsável trabalha com a razão e o coração, portanto, a autoconfiança, a solidariedade, a capacidade de aceitar responsabilidades e a comunicação em grupo são traços fundamentais para uma personalidade madura, sendo essas características essenciais para complementar a produção intelectual.

- Mãos: representam a capacidade de aplicar ideias criativas e solucionar os problemas da realidade e do cotidiano.

O método de Pestalozzi parte do princípio de que a criança se desenvolve de dentro para fora, sendo assim, o ensino deve partir das questões mais fáceis e simples para o mais difícil e complexo; daquilo que é conhecido pela criança para aquilo que é novo; do conhecimento concreto para o abstrato. Portanto, o objetivo final da educação para a Pedagogia de Pestalozzi é triplo: a formação intelectual, física e moral.

Pedagogia de Pestalozzi no Brasil

Algumas escolas em território nacional aderem à pedagogia de Pestalozzi, sendo uma delas o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba que, assim como o educador, possui a visão pedagógica de que é necessário promover o processo integral de ensino-aprendizagem em um ambiente que proporcione para os alunos o pluralismo de ideias e a diversidade cultural, transformando alunos em cidadãos que atuem de maneira responsável, crítica e construtiva diante da realidade. Além dos valores como o respeito pelo próximo, responsabilidade, dignidade, sabedoria e solidariedade, o Colégio também defende o ideal de sustentabilidade, pois, a conscientização da utilização responsável dos recursos naturais proporciona uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade.

Junto à pedagogia baseada nas ideias de Johann Heinrich Pestalozzi, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba oferece uma ampla variedade em sua estrutura pedagógica para a melhor qualidade de ensino, sendo elas:

1. Programa de Diploma do Bacharelado Internacional - IB: o "International Baccalaureate" tem como objetivo formar jovens capazes de contribuir para a construção de um mundo melhor e mais pacífico por meio da compreensão mútua e do respeito entre a pluralidade cultural. Para tanto, o Colégio trabalha com escolas, governos e instituições internacionais a fim de criar programas de educação internacional que estimulem aos alunos o gosto pelo conhecimento ao longo da vida, a atuar em seu meio social e compreender o próximo. Todos os alunos do Ensino Médio realizam o Programa de Bacharelado Internacional, cujo diploma é reconhecido nas maiores universidades internacionais.

2. Certificação em línguas estrangeiras: o Colégio oferece proficiência na língua alemã, francesa e inglesa. As provas e os diplomas oferecidos possuem reconhecimento internacional de instituições como, respectivamente: Ministério da Educação e Cultura da Alemanha, Aliança Francesa e a Universidade de Cambridge.

3. Professores brasileiros e estrangeiros qualificados: o corpo docente é composto por profissionais de diferentes nacionalidades, apresentando um caráter multicultural que contribui para a aprendizagem e a prática de atribuições culturalmente plurais para os alunos. Além disso, os professores são constantemente atualizados com cursos e palestras, além de receber permanentemente capacitação por parte de professores suíços.

O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba iniciou as suas atividades em 1980 e, juntamente com a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, faz parte da "Associação Escola Suíço-Brasileira".

Para saber mais sobre o Colégio, visite o site https://www.aesb.com.br/ ou agende uma visita pelo telefone (41) 3525-9100.

Website: https://www.aesb.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade