PUBLICIDADE

DINO

Nobreak: o salva-vidas tecnológico das empresas

5 fev 2020 - 14h19
(atualizado em 6/2/2020 às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Que eles já fazem parte da rotina da maioria das pessoas, isso não é segredo. A vida de pessoas e empresas pulsam nos milhares de computadores espalhados pelo mundo. O que é ainda uma surpresa para grande maioria é a importância de se ter um nobreak (Fonte de Energia Ininterrupta, a sigla conhecida está em inglês).

Foto: Cliente / DINO

Como o próprio nome diz, o equipamento transforma, condiciona, estabiliza a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, o nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de falha na energia elétrica, sua importância está relacionada na segurança que ele pode trazer para o bom funcionamento de vários sistemas. Com certeza, enquanto você lê essa matéria há, no mesmo ambiente, um sistema ininterrupto de energia conectado auxiliando equipamentos eletrônicos a funcionarem perfeitamente.

Quem esclarece a importância desse dispositivo é o Engenheiro Elétrico/Eletrônico e especialista Jair José dos Santos, que trabalha na área há 20 anos e é responsável pela gestão do sistema instalado na ECT - (Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos) no Brasil. A palavra responsabilidade aqui deve ser repetida diversas vezes uma vez que seu trabalho protege milhões de dados. "Quando falamos de grandes empresas, ele é utilizado em diversas áreas, nos Datacenters, por exemplo, a sua importância é ainda maior. Caso ocorra uma queda de energia, o nobreak entra em ação impedindo o desligamento do servidor e a perda de dados".

Santos, também fala da importância de profissionais experientes para a implantação dos equipamentos. "E obrigatório que o profissional seja um engenheiro especializado na área, pois é necessário um aprofundamento técnico para combinar o produto à aplicação, extraindo assim seu maior desempenho e confiabilidade".

Em sua longa carreira ele ainda destaca a importância desses equipamentos na área hospitalar. Um bebê recém-nascido, por exemplo, precisa muitas vezes de uma incubadora para sobreviver, e o nobreak precisa estar ligado para que nenhuma interrupção de energia possa comprometer sua vida. Isso se repete em outros casos na área da saúde, como em centro de tratamentos intensivos (UTI). "A importância do Nobreak no hospital é tão grande que alguns preferem ter equipamentos exclusivos para cada leito".

O Engenheiro alerta para que caso esse equipamento ainda não faça parte da sua vida, ele seja providenciado o quanto antes. Com três tipos de produtos no mercado: Offline; Linha Interativa; Online de dupla conversão, o leitor com certeza já conseguirá escolher o que vai lhe trazer um maior custo benefício. "O fato é que ele é, atualmente, de suma importância na utilização de qualquer empresa seja ela de pequeno ou grande porte - tendo em vista a demanda energética global (que hoje é escassa em virtude da demanda populacional)" finaliza Santos.

Website: http://www.dino.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade