0

Mobly: dicas para escolher a madeira ideal para seu lar

Maciça, MDF, MDP e tamburato têm variações de cor, textura e acabamento

15 ago 2018
11h54
  • separator
  • comentários

Seja no piso, no forro, no teto, na porta, entre outras propostas, existe uma madeira ideal para cada canto da casa. No geral, pensamos na Maciça, no MDF, no MDP e no Tamburato, mas qual a diferença? Algumas, nota-se facilmente, outras nem tanto. Tudo depende de qual tendência deseja comunicar e/ ou explorar - rústico, contemporâneo, moderno, industrial e outros. Pensando na gama de opções e variações de texturas e nomenclaturas à disposição, resolvemos criar uma espécie de GUIA para ajudar na hora da compra e da decoração da casa.

Foto: DINO / DINO

Confira:

Madeira maciça:
Com uma boa durabilidade e baixo impacto ambiental, a madeira maciça é bastante versátil e facilmente moldada a qualquer formato de produto: cômodas, mesas, criado- mudo e buffet. É um tipo de madeira com efeito rústico e, o melhor, facilmente adaptável aos todos os tipos de revestimento disponíveis no mercado, como vernizes e ceras.

MDF:
Muito utilizado na confecção de cômodas, aparadores, racks e outros móveis, o MDF é composto por fibras que parecem fios de madeira agrupados em camadas. Possui uma superfície plana e lisa, que permite ser recortada e ganhar formas variadas, como curvas e outros desenhos.

MDP:
Por ser um aglomerado de partículas, o MDP tem uma densidade maior que o DMF e por isso acaba sendo mais resistente. Por essa razão, estão sempre presentes em móveis grandes e robustos, como Guarda-roupa, racks, estantes e adegas. Tem custo inferior ao MDF, chegando a ser 30% mais barato.

Tamburato:
Ideal para fabricação de produtos que exijam espessura grossa, como mesas laterais, criados-mudos, escrivaninhas, entre outros, o Tamburato é um painel composto por partículas finas de madeira prensada, com bastante estabilidade e frequentemente usado em peças com formatos retos, lineares e horizontais.

Compensado:
Muito utilizado para assentos que serão revestidos, o compensado é um painel com lâminas de madeira, composto de numerosas camadas, coladas entre si por um adesivo. Resistente, seu uso é também comum em mesas, prateleiras, estantes e racks.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade