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Merchandising e Material para PDV, a estratégia eficaz para potencializar as Vendas

21 mai 2019
16h36
atualizado às 16h45
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Segundo a editoria de Estatísticas Econômicas do IBGE, março de 2019, o volume de vendas do varejo variou 0,3%, frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, após ficar estável (0,0%) em fevereiro. O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 5,7% frente a março de 2018, sua primeira queda. Foi a queda mais acentuada desde março de 2017 (-7,0%), e o impacto negativo mais intenso sobre o varejo.

Foto: DINO / DINO

O mercado é volátil e ponto final. A pressão e negativas de todos os lados também fazem parte do cotidiano das grandes companhias. E se as pesquisas anunciam um segundo semestre tenebroso, saiba que muitas empresas do segmento de hipermercados e tecnologia avançam graças às estratégias de merchandising.

Se existe um conceito que não há crise que pare é o merchandising, tudo porque este conjunto de ações executadas dentro do ponto de venda atua com o objetivo de colocar o produto no lugar certo e na hora certa.

Marcas como Apple, Coca-Cola e Google driblam anualmente as crises e variações dos respectivos mercados investindo em marketing. A Coca-Cola investe anualmente cerca de US$ 3 bilhões de dólares em comunicação. Essa é a estratégia eficaz para potencializar as vendas nos momentos mais complexos do mercado.

Não existe uma fórmula mágica, o esforço central das grandes marcas é focar no cliente e encantá-lo. Há algumas regras do merchandising feito por estas grandes empresas que podem lhe ajudar a aumentar a visibilidade no ponto de venda. O que elas fazem para se manter no topo?

O Material promocional para o ponto de venda é feito para fidelizar o cliente. A importância do merchandising passa despercebida por muitos varejistas que ignoram o valor inerente ao conceito. Perceba o processo percorrido por estas grandes companhias para agregar valor as ações de marketing no PDV:

  • Atrair
  • Impressionar
  • Comunicar
  • Experimentar
  • Consumir
  • Fidelizar

Com o processo de fidelização o cliente tende a consumir mais e consumindo mais a empresa se fortifica e lucra.

Experiência do usuário

A Apple fatura US$ 69 bilhões no trimestre e isso passa pela proposta de impressionar o cliente com um mundo de serviços que propõem experiência aos consumidores. Com um apelo visual e uma proposta de imagem descolada e divertida tem atraído uma legião de seguidores ao redor do globo. Não estamos mais na era do consumo pelo consumo, o mercado é baseado em experiências.

Existe restaurantes que permitem aos clientes jantar no escuro. Como a proposta de marketing sensorial do Ateliê no escuro, que oferecer gastronomia no escuro. Feita para gerar encantamento e abrir espaço para confraternização. Tudo pode acontecer em na hora do jantar, almoço, ou intervenção sensorial.

Música, toques, palavras e cheiros são apresentados, entretendo os consumidores a decifrá-los sem o auxílio da visão.

A primeira impressão é a que fica

Precipuamente a finalidade do material promocional dentro das ações e estratégias de merchandising é impressionar o cliente. Hoje as pessoas desejam viver experiências ao consumir determinada marca.

E para isso é necessário à produção de materiais promocionais, estratégias inteligentes e criativas para impressionar este consumidor. Esse conceito vai desde a produção de uma simples peça para o PDV até o consumo final, bem como as informações que serão espalhadas pelo cliente após experiência com a marca.

E ser impressionado por determinado produto deve ser a meta de quem deseja propor algo mais aos clientes. Por isso é essencial que se invista em ações inteligentes e peças criativas para impressionar o consumidor. Esse pode ser o diferencial ante a concorrência.

Por que na era digital o cliente é o principal veículo de divulgação, então se ele viver uma experiência agradável e impressionante, inevitavelmente ele vai levar isso para mais pessoas. Criando um ciclo virtuoso de satisfação, aprendizagem e lucros, então associe experiência e consumo.

Material promocional diferenciado

Todas as peças promocionais precisam ter um poder de atração. E quando falamos de peças criativas inevitavelmente precisamos levar em conta o design da peça e as cores aplicadas.

O material promocional para merchandising possui uma grande flexibilidade quando o assunto é design e a aplicação de cores. Por esta razão o processo de impressionar o cliente deve estar em conexão com o poder de atração promovido pelo design e a psicologia das cores.

As cores precisam ser usadas de maneira criativa e atraente, não podem ser excessivas e nem faltar. A equipe de designers deve ser pontual no uso das cores, precisam estar alinhadas com toda a identidade.

O mais indicado é contratar uma agência de marketing que produz a arte gráfica (mockup) do material promocional.

Comunicar padrão tanto em adesivos promocionais, seja no display de mesa, nos produtos principais, tudo precisa estar alinhado para potencializar o poder de atração.

Comunicação eficaz

O material promocional para merchandising precisa comunicar com eficácia. Uma peça impressionante e com poder atrativo tem que comunicar com clareza.

As letras precisam ser legíveis, e destacar com clareza as informações para o consumidor. Destaque nas peças informações que serão relevantes para o consumidor, se o cliente se interessar por essas informações ele poderá receber detalhes complementares.

Dentro da quarta finalidade do material promocional está a habilidade da peça de informar.

Nesta parte do processo a informação é muito relevante para o cliente por isso informe sem ser excessivo.

Exemplos de materiais promocionais

Estes materiais promocionais são os mais comuns no ponto de venda. Entenda de modo resumido a função de cada um deles.

Precificadores

Duráveis e de fácil transporte e utilização, os precificadores são essenciais, pois informam o que o cliente mais quer saber, o preço. Alguns podem ser recicláveis e usados mais de uma vez, vale a pena investir nesta peça.

Produza precificadores criativos e atrativos e que exponham o valor do produto de modo visível para o consumidor.

Clip Strip

O Clip strip é composto de uma tira de polipropileno, fixa aos produtos, como salgadinhos, temperos e queijo ralado. Comumente é usado próximo ao caixa para facilitar a compra por impulso de produtos de pequena dimensão.

Balcão de degustação

Quem nunca comprou um produto, depois de prová-lo? Por isso investir em um balcão de degustação, um display de balcão pode ser a chave para novas vendas. Ideal para quem quer propor uma experiência ao consumidor.

Totens

Os totens são estruturas que divulgam muito bem o produto e há vários tipos, do promocional ao humano. Em relação ao totem humano, este elemento pode ser impresso em tamanho real, gerando empatia entre o consumidor e o produto.

Display de mesa

O display de mesa são expositores que contribuem para a validação do desejo de compra destacando promoções, preços e meios de pagamento. A conclusão, é cada vez maior a eficácia do display de mesa nos pontos de venda. Funciona como um vendedor silencioso no ponto de venda.

Jogo Americano

O jogo americano personalizado é uma peça muito utilizada, serve para manter a higiene e proteger o alimento. São muito utilizados em restaurantes, bares, redes de fast-food e eventos especiais. No entanto esse produto pode ser informativo, aposte no jogo americano personalizado.

Móbile promocional teto

O móbile promocional teto é uma peça dinâmica, fica suspensa no teto, conferindo movimento aumentando a visibilidade da mensagem do produto. Em vista disso se torna uma peça fundamental na atração do cliente.

Ideal para quem busca visibilidade na ação, pois pode ser visto de qualquer lugar do ponto de venda.

Régua de gôndola

A régua de gôndola e faixa de gôndola PDV é usada na divulgação e promoção de produtos no ponto de venda. Se a empresa está em busca de algo que atraia mais clientes e favoreça o crescimento a régua de gôndola é este produto.

Estes são os 10 materiais que não podem faltar no ponto de venda.

Gráfica de material para PDV

Um detalhe importante é investir em gráficas que possui alta tecnologia, rapidez na impressão, respeito aos prazos e capacidade de impressão de grandes tiragens.

Extremamente relevante é o papel da gráfica PDV, não adianta ter uma peça incrível sendo que não há uma gráfica que seja capaz de imprimir e oferecer um produto com acabamento e diferenciado.

Escolha bem a gráfica, prefira aquelas que proponham um bom custo-benefício nas produções e ofertem qualidade.

Dicas para escolher uma boa Gráfica

Domine as tecnologias de impressão

Toda gráfica deve ter em primeira mão domínio da tecnologia de impressão. Hoje em dia o cliente está atento a qualidade do produto que recebe e o que visualiza na gôndola. Procure conhecer a gráfica, visite o parque gráfico, saiba se imprimem em digital, UV e serigrafia.

Grandes tiragens

As gráficas precisam estar prontas para imprimir o material promocional em grandes tiragens. Não importa o tamanho da empresa a gráfica precisa atender a demanda.

Dispondo de mesas de corte que permitem imprimir a peça no formato que a equipe de marketing imaginar.

Impressão rápida

Sabendo da necessidade de potencializar as vendas e tendo a compreensão exata da importância do material promocional. A gráfica precisa ser rápida e propor qualidade em cada acabamento das peças.

Respeite os prazos

Outra qualidade da gráfica que é preciso levar em conta é se respeita os prazos. 

Melhor custo benefício

Sim, preço justo e qualidade precisam andar juntos. Qualidade não significa preço alto, por isso pesquise gráficas que atendam a necessidade com o melhor custo de impressão. Pesquisando sobre o assunto descobri que a Esphera Promocional possui essas características. E pode lhe auxiliar na produção do material promocional para PDV.

Esphera Promocional

Endereço
Rua Nelson Gama de Oliveira, 311. Vila Andrade - São Paulo.
Telefone: (11) 2385-4550
E-mail: contato@espherapromocional.com.br
Site: espherapromocional.com.br



Website: https://espherapromocional.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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