PUBLICIDADE

Festival uniu skatistas e cadeirantes na Praça Palmares, em Santos-SP

16 out 2017 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 10 de Setembro, ocorreu o Festival de Skate de Santos, que promoveu uma verdadeira festa entre skatistas de toda cidade na Praça dos Palmares. O evento reuniu cerca de 100 pessoas e foi palco de interações entre skatistas e cadeirantes da Equipe Fast Wheels (que usam equipamentos adaptados para diversos tipos de deficiência).

O Festival fora idealizado pela Associação de Skate de Santos, para promover o esporte, principalmente entre os alunos da rede pública municipal de ensino. Tratou-se de um evento gratuito e aberto ao público, que aconteceu entre as 9 horas da manhã e as 4 horas da tarde do Domingo, na Praça dos Palmares, localizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Avenida Siqueira Campos (Canal 4), no bairro do Embaré. Contou também com a presença dos atletas brasileiros Guilherme Parada e Isabelle Menezes (representantes do Brasil no 1º Campeonato Pan-Americano de Skateboarding, em Bogotá, Colômbia), que fizeram uma apresentação especial.

Objetivos e Importância do Evento para a Inclusão Social

O principal objetivo do evento foi (e ainda é) fomentar a prática de skate na Baixada Santista; Chamar as crianças, jovens e suas famílias para dentro do ambiente esportivo que pode existir nas praças. Através de esportes como o skate, é possível criar diálogos sobre educação, saúde e meio ambiente com os alunos de escolas públicas. A Associação de Skate de Santos contabilizou cerca de 10 cadeirantes, que andaram pela pista em cadeiras e skates adaptados (sempre com ajuda de um professor). Os skatistas convencionais também tiveram a oportunidade de conhecer melhor como é a rotina de um atleta cadeirante, podendo experimentar o equipamento de competição.

Quando o treinador Eduardo Leonel se pronunciou sobre a importância desse acontecimento na cidade, toda a turma da Fast Wheels demonstrou animação. Essa organização teve seu primeiro contato com o skate através de um projeto de aulas externas, e a iniciativa é fantástica, já que conseguem explorar todos espaços e desafios a cada dia.

A iniciativa do Festival procurou possibilitar uma experiência única para quem possui certas limitações para andar de skate. Com os equipamentos adaptados, voluntários e familiares das pessoas com deficiências podem desfrutar desse momento junto com o skatista.

O público-alvo trata-se de quem deixou de fazer esportes (ou nunca teve essa experiência) por conta de deficiências ou condições socioeconômicas, e agora está vivenciando essa emoção. Representa uma ótima oportunidade de realizar atividades de inclusão social.

A organização do Festival acredita que o acesso ao esporte é uma forma de garantir a cidadania: para alguém que possui alguma restrição, seja social ou física, poder criar um laço com projetos sociais é uma forma de garantir novas experiências, além de praticar um exercício físico. Isso mostra como o skate, dentre outras coisas, pode proporcionar inclusão.

O evento foi organizado pela Associação de Skate de Santos, com apoio das secretarias de Esportes e de Meio Ambiente.

Para quem precisa de uma loja de qualidade e com excelentes opções de acessórios e equipamentos para skateboard, a Almeida Sports é o lugar certo. Reconhecida em todo o Brasil como uma empresa especializada em vendas de artigos no ramo esportivo, trata-se de uma loja online completa, para deixar o skatista preparado e apto a se aventurar pelas pistas e praças da cidade. O site oferece diversos modelos de skate profissional, kit de segurança, entre outros acessórios e produtos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade