PUBLICIDADE

DINO

Excelentes dentistas têm deixado seus consultórios para se dedicarem exclusivamente ao ensino

14 mai 2019 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários

Um forte movimento tem ocorrido dentro da Odontologia. Muitos dentistas têm largado seus consultórios para se dedicarem exclusivamente à educação. Com o grande aumento da oferta de faculdades de Odontologia pelo Brasil, surgiram muitas oportunidades para dentistas que desejam dedicar seu tempo e conhecimento ao ensino de quem deseja ser um excelente odontológico. Aliado a isso, a competitividade vista no mercado odontológico, gera um desconforto em muitos proprietários de consultórios, que enxergam no ensino uma alternativa para estabilidade de ganhos financeiros. 

Foto: Google / DINO

Nos últimos anos houve um crescimento indiscriminado na quantidade de instituições que ofertam graduação em Odontologia. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, nos últimos quatro anos, de 2015 a 2019, o número de instituições de ensino que possuem o curso de graduação em Odontologia cresceu 87%, passando de 220 para 412 faculdades.

No Brasil, existe um cirurgião-dentista para 645 habitantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o recomendável é um cirurgião-dentista para 1.200 habitantes.

Este excesso de faculdades pode criar um imenso problema na qualidade de entrega dos serviços à população, uma crise no mercado odontológico e uma enorme demanda por cursos de atualização e especialização. Estes são os principais fatores responsáveis por muitos cirurgiões-dentistas, ex-empreendedores migrarem exclusivamente para o ensino. "O cirurgião-dentista é um profissional técnico. São raras faculdades que preparam o dentista para o empreendedorismo. Com toda competitividade do mercado, até mesmo excepcionais dentistas técnicos que não se capacitaram em gestão, marketing, habilidades interpessoais, sentem dificuldade e preferem seguir somente no ensino", salienta Ricardo Novack, um dos maiores especialistas em gestão e marketing na Odontologia. 

A grande dúvida é se estes cirurgiões-dentistas que são ótimos tecnicamente terão a capacidade empreendedora de aproveitarem a demanda de mercado por cursos de atualização e especialização. É sabido que em qualquer profissão, o conhecimento empreendedor, administrativo e marketing favorecem e facilitam o sucesso na profissão. "Se o cirurgião-dentista não se capacitar para ter seu negócio e saber administrar sua carreira, estarão fadados a crise na profissão", reforça Ricardo Novack.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade