PUBLICIDADE

Escola nos EUA com aulas de meditação tem resultados surpreendentes

Desde que o programa foi implementado, não houve nenhuma suspensão entre as crianças

9 fev 2018 - 16h51
Compartilhar
Exibir comentários

É natural que as crianças, especialmente no Ensino Infantil e Fundamental, sejam um pouco mais agitadas. Nos primeiros anos, elas ainda estão descobrindo o mundo e ficar fora de casa no período escolar pode ser uma experiência desafiadora. Após os sete ou oito anos, a maioria das instituições trata casos de alunos que apresentam mau comportamento com suspensão. Mas esse cenário está mudando na medida em que práticas diferentes apresentam melhores resultados. É o caso da meditação.

Foto: DINO

Com o auxílio da organização Holistic Life Foundation , a escola Robert W. Coleman viu suas estatísticas de suspensão chegarem a zero. Situada em Baltimore, EUA, a instituição convida os alunos com comportamento mais agitado a irem para a sala de meditação. Lá, com auxílio de profissionais da área e também de especialistas em comportamento, as crianças aprendem uma combinação de exercícios de atenção plena e ioga, meditação, concentração e respiração.

Denominado Holistic Me, o programa teve início em outra escola, a Windsor Hills Elementary School, onde foi aplicado durante 7 anos. O resultado entre os estudantes já era de se esperar: maior controle das emoções, concentração e foco ampliados, redução de estresse e relaxamento. Há outra parte do programa que também aborda questões de meio ambiente, empreendedorismo, liderança, entre outras habilidades.

Os estudos sobre o efeito da meditação para crianças ainda não são tão densos quanto aqueles que avaliam adultos, mas as respostas se mostram positivas. A prática da atividade em conjunto com o tratamento para pacientes infantis com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ajudou na redução dos sintomas de forma significativa, como mostra a revista acadêmica Clinical Child Psychology and Psychiatry .

A implementação de programas como o Holistic Me nas escolas é uma tendência para os próximos anos, pois o uso da tecnologia tem deixado os alunos mais ansiosos. Nesse sentido, exercitar o autocontrole dentro e fora de sala de aula é fundamental.

Sobre a Bela Pequena: O blog e ateliê Bela Pequena teve sua origem em 2010, unindo profissionais engajados na elaboração de coleções artesanais únicas, de forma que cada peça expresse o afeto e o cuidado na relação entre mãe e filha. Idealizado por Ana Paula Dantas e inspirado na pequena Giovanna, o ateliê confecciona produtos para ocasiões variadas e tem marcado a história de muitas famílias por todo o Brasil. Contato: contato@belapequena.com.br / Blog: eroupasdebebe.com / Fone: (13) 4042-2710

Website: http://www.eroupasdebebe.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade