PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

DINO

Empresários reagem às notícias de redução na previsão do avanço do PIB para 2019

Para os empresários, fica a expectativa de aquecimento do mercado, o que é necessário para estimular mais investimentos.

22 mai 2019 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco Central divulgou esse mês o Boletim Focus, baseado em perspectivas de instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Segundo informa a publicação, o mercado reduziu a previsão para o avanço do PIB 2019 pela 12ª vez consecutiva, de 1,45% para 1,24%. Para 2020, a projeção ficou mantida em 2,5%. A partir dessa estimativa, a inflação deve subir de 4,04% para 4,07%, segundo cálculo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Foto: DINO / DINO

Apesar do sinal de alerta, os dados não são desanimadores. Segundo especialistas, com algumas alterações feitas pelo Banco Central nos juros básicos, é possível manter a meta estabelecida para a inflação anual. O que significa que pode haver diminuição nos custos de crédito, incentivando a produção e o consumo. Para os empresários, fica a expectativa de aquecimento do mercado, o que é necessário para estimular mais investimentos. Caso aconteça, empreendedores deverão estar preparados para acompanhar o ritmo.

Para o empresário cearense e especialista em processos para empresas, Gilmário Costa, esse cenário de incertezas não deve jamais desanimar o investidor. "Eu comecei minha carreira trabalhando na limpeza e sempre tive o sonho de ter o meu próprio negócio. Só depois de 19 anos empregado, eu consegui abrir minha empresa. Observo que a maior dificuldade dos empresários brasileiros está em mudar o seu pensamento, já que eles culpabilizam o mercado, os colaboradores, a falta de apoio ou estrutura etc. Meu lema tem sido que o impossível é agora, porque acredito que devemos assumir o controle do nosso próprio negócio", afirma.

E para provar que é possível, Gilmário criou um método que chamou de Três O´S (Observação, Organização e Operação) e aplicou com sucesso em algumas empresas de sua região. Segundo ele, em seis meses de trabalho, com diagnóstico e aplicação de ferramentas para a organização dos processos, essas empresas obtiveram excelentes resultados e entenderam que o foco deve estar na solução e não nos problemas.

Com conhecimentos em Empreendedorismo, Marketing e Administração, Gilmário acompanha a turma de empresários oferecendo conteúdos que auxiliam em cada processo dentro do negócio. E pensando em ampliar esse trabalho de suporte aos pequenos e médios empresários brasileiros, Gilmário lançará em junho uma Masterclass para troca de experiências. "O objetivo é reunir empreendedores e fazer uma rodada de perguntas para que um possa aprender com a experiência do outro. É importante entender que cada um de nós, com sua vivência, pode ser útil para a superação da dificuldade do outro e que não podemos mais ficar reclamando e esperando que a mudança venha de fora, precisamos nos movimentar e nos unir. Assumi isso como uma missão de vida", finaliza.

Gilmário Costa é proprietário da UP Now Gestão e desenvolve três projetos para ajudar empresários a otimizarem seus negócios: Método Três O´s, G30- MasterClass e Fature mais e Gaste Menos. Além desses projetos, oferece consultoria em gestão, palestras, workshops gratuitos e disponibiliza conteúdos em seu blog e vídeos no YouTube.

Website: https://gilmariocosta.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade