Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Empresário investidor pretende ajudar o Brasil a chegar na marca de um milhão investidores na bolsa do Brasil

O objetivo de Hulisses Dias é democratizar o conhecimento sobre o mercado de ações

7 fev 2019 - 16h25
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o balanço de janeiro da Bovespa, cerca de 51,11% dos investidores pessoas físicas têm idade abaixo dos 45 anos . "O nome Bolsa de Valores ainda é quase um tabu para o brasileiro". É assim que o investidor profissional e mentor financeiro, Hulisses Dias, enxerga a relação entre os brasileiros e o mercado de investimentos. Apesar disso, a Bovespa vem batendo recordes com a entrada de novos investidores. Muito disso devido ao ingresso de jovens no mercado de ações. Para se ter uma ideia, o mês de janeiro fechou com o recorde de 859 mil participantes pessoas físicas. Destes, mais da metade têm menos de 45 anos. As informações são do balanço de janeiro da B3. 

Foto: Danilo Salvatore / DINO

Os dados apontam um crescimento de 237 mil novos investidores deste tipo em um ano, o que representa alta de 38% em relação ao primeiro mês do ano passado. Ao todo, 23,59% dos investidores pessoas físicas têm de 26 a 35 anos, enquanto 27,52% estão na casa dos 36 a 45 anos. Obviamente, a alta do Ibovespa tem sido um dos responsáveis pelo aumento do número de investidores. O principal índice da bolsa já acumula alta em torno de 10% no mês de janeiro, e está bem perto dos 100 mil pontos. 

Há ainda outros fatores que contribuem para esse crescimento acelerado do número de pessoas físicas investindo na Bolsa. Um deles se deve à manutenção da Selic em baixa, o que reduz a rentabilidade de outras aplicações. A expectativa do mercado em relação ao cenário econômico do país também melhorou. No entanto, o ponto da virada para que o número de pessoas físicas começasse a subir na Bolsa de Valores foi a facilidade no acesso às informações sobre o mercado de capitais. 

Segundo Hulisses Dias, conhecido nas redes sociais como "Tio Huli", a participação ativa de investidores nas redes sociais tem levado um número cada vez maior de jovens a se interessarem pelo assunto. "As pessoas começam a entender que guardar dinheiro pode até ser bom, mas investir é muito melhor. Quando elas percebem a rentabilidade de ações ou títulos em comparação com a poupança, por exemplo, ficam muito mais tranquilas em a possibilidade de investir", comenta o especialista. 

Existe uma movimentação de investidores engajados para que o Brasil alcance o número histórico de um milhão de pessoas físicas investindo na Bolsa. Dividido entre as análises do mercado e as publicações em seu perfil no Instagram, Hulisses Dias é um deles. "O objetivo é democratizar os conhecimentos sobre o mercado de ações. É fundamental entender as diferenças entre os investimentos. Há prazos curtos, prazos longos, mas há também os flexíveis. O investidor pode retirar seu dinheiro quando achar que vale a pena", afirma Hulisses. 

De acordo com o relatório da B3, as pessoas físicas na bolsa respondem por 20,8% do volume. Uma parcela de 1,3% do total negociado está nas mãos de empresas, 4,7% pertence a instituições financeiras e 28,7% a investidores institucionais. Os estrangeiros têm a maior fatia: 44,4%.

Website: https://www.instagram.com/tiohuli/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade