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Dicas essenciais para boa convivência em condomínios

Normas de conduta ajudam a evitar possíveis conflitos e problemas com vizinhos e funcionários

29 ago 2017 - 11h40
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Pequenas atitudes no dia a dia influenciam a boa convivência e qualidade de vida de todos. Isso não foge à regra quando o assunto é relacionamento com os vizinhos. A harmonia e respeito entre condôminos e funcionários fazem a diferença na rotina do empreendimento, além de propiciar um ambiente mais saudável e leve.

A fim de orientar os moradores de edifícios residenciais sobre as boas práticas de convivência, a ItaBrasil - empresa com 46 anos de expertise em gestão e administração condominial - preparou um guia com pequenas regras básicas e dicas para evitar possíveis conflitos e problemas.

Segurança

- Evite facilitar a entrada de pessoas desconhecidas no condomínio sem a devida autorização. De maneira nenhuma abra o portão de entrada para pedestres ou veículos desconhecidos.

- Todos são responsáveis pela segurança do empreendimento, do condômino ao funcionário.

Barulhos

- Não faça barulho após o horário de silêncio estabelecido e respeite as normas do condomínio.

- Mesmo no horário permitido, utilize o bom senso. Fique atento para não incomodar os vizinhos à sua volta com ruídos excessivos ou volume de som acima do normal.

Elevadores

- Seja cordial e cumprimente as pessoas ao entrar e sair do elevador.

- Espere que as pessoas saiam do elevador para que você possa entrar.

- Segurar a porta é um pequeno gesto de gentileza, que deve ser praticado sempre.

- Não monopolize e segure o elevador parado em um andar, especialmente em horários de pico.

- Animais, mudanças, caixas e compras de supermercado devem ser transportados sempre no elevador de serviço.

Lixo

- Não jogue papéis, bitucas de cigarros ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela da unidade.

- Seu lixo deve sempre estar devidamente ensacado, sem exalar odor forte.

Garagem e estacionamento

- Estacione seu veículo da maneira correta na vaga. Respeite os limites das faixas com espaço para os demais carros e evite conflitos.

- Respeite a velocidade de 10 km/h na garagem.

- A preferência na circulação da garagem é sempre de quem está chegando.

- Não utilize sua vaga como depósito. Caso precise de um local para armazenar pertences, fale com seu zelador, gerente ou síndico do empreendimento.

- Em caso de raspadas e batidas de carros em outros veículos deixe um bilhete se identificando com pedido de desculpas para que o responsável escolha a melhor maneira de reparar os danos ou entre em contato com o proprietário do bem.

- Sempre devolva o carrinho de compras ao local correto.

Funcionários

- Trate todo e qualquer funcionário de forma cordial e educada, eles são pessoas valiosas para o dia a dia do condomínio.

- Em caso de reclamação, dirija sua queixa ao síndico ou gerente de empreendimento.

- Lembre-se que o funcionário é contratado para o condomínio, então evite pedir que ele execute serviços particulares.

Vizinhos

- Antes de reclamar de um vizinho, avalie se você não comete os mesmos equívocos.

- Procure dialogar sempre de forma pacífica, com ponderação e bom senso.

- Problemas e mal entendidos de condôminos devem ser resolvidos, preferencialmente, pessoalmente com uma conversa para compreender os dois lados da questão.

- Um assunto somente deve ser levado ao síndico ou gerente do prédio somente em última instância.

Crianças

- Ensine as regras do condomínio para os filhos e as crianças de sua unidade. É importante que aprendam a conviver em sociedade desde cedo, respeitando as normas e todas as pessoas igualmente.

- Menores de oito anos não devem circular desacompanhados, principalmente em áreas como a piscina.

-Procure limitar o horário de brincadeiras dentro do apartamento até às 22h para evitar conflitos com vizinhos por barulho.

- Opte por carpetes emborrachados e tapetes nas áreas onde as crianças ficam (geralmente nos quartos) para evitar propagação de ruídos.

Regras e Assembleias

- Conheça a pauta antecipadamente e participe sempre que possível.

- Em caso de dúvidas, consulte sempre o síndico ou gerente do edifício.

- Lembre-se de que as regras de condomínio acordadas devem ser seguidas por todos, mesmo quem não estava presente.

Obras e reformas

- Consulte sempre o síndico ou gerente de empreendimento antes de realizar uma reforma para verificar se o reparo não entrará em conflito com as estruturas do empreendimento.

- Informe o que será realizado, bem como a duração, horários de ruídos e movimentação de prestadores de serviços.

- Comunique aos seus vizinhos e peça desculpas antes do início das obras.

Animais

- Animais devem ser transportados somente no elevador de serviço.

- Procure ficar atento ao barulho do animal para não perturbar os vizinhos, especialmente em horários de descanso.

- Caso o animal suja as dependências comuns do condomínio, o dono ou responsável deve limpar prontamente.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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