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De acordo com estudo, 80% dos produtos licenciados tem o público infantil como alvo

Segundo informações da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) o segmento infantil lidera o ranking brasileiro de itens licenciados.

7 mar 2017 - 13h13
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De acordo com a ABRAL 80% dos produtos com licença são destinados ao público infantil. Para ter uma ideia, um produto com a figura de um personagem conhecido pelas crianças tem 20% a mais de chances de venda em relação a um item sem a estampa do personagem. Mas a presidente da Associação Brasileira de Licenciamento alerta que ainda existe certa desconfiança da indústria em apostar em licenciamento.

O mercado infantil está em pleno desenvolvimento e possui um crescimento médio anual de 14%. No universo empresarial essa é mais uma oportunidade para investir ou começar um negócio no setor. Com a expansão do segmento infantil a disputa pelos produtos licenciados pode ficar cada vez mais acirrada.

Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento, atualmente existem 600 licenças disponíveis no mercado, sendo que 75% dessas licenças são estrangeiras. O setor de brinquedos é dono do segundo lugar entre os segmentos que mais utilizam licenciamento, e o Brasil está entre os seis países que mais faturam com produtos licenciados. Os empresários que investem nesse seguimento sabem que um personagem estampado em um produto também é uma grande ferramenta de marketing.

Brincar é uma atividade muito importante para o desenvolvimento da criança. A brincadeira faz parte do seu universo particular. Especialistas dizem que as brincadeiras são uma maneira das crianças entenderem o mundo. Por meio dos jogos e brinquedos a criança simula e exercita situações do dia a dia, também aprendem a enfrentar seus medos, desafios e a lidar com conquistas, derrotas, fracassos e sucessos.

Segundo os Psicopedagogos, uma infância estimulante, com brincadeiras apropriadas para cada fase de desenvolvimento, contribui para a formação de uma personalidade íntegra e completa, que apesar de se completar aos dezoito anos ou um pouco mais, levam muito em conta as experiências vividas nos primeiros anos. Ainda de acordo com os especialistas, as experiências adquiridas até os seis anos de idade são fundamentais para a construção afetiva e cognitiva da criança.

Brincadeiras realizadas em ambientes adequados e motivadores são capazes de estabelecer o nível de qualidade das experiências que serão vividas pela criança. Os experimentos lúdicos auxiliam a criança a lidar com sentimentos, contribuindo com o amadurecimento e colaborando para as decisões que tomarão posteriormente na vida adulta.

O setor de brinquedos ocupa um lugar muito importante entre os segmentos que mais utilizam licenciamento. Já por muito tempo os números de faturamento giram acima dos R$ 10 bilhões, e no ano de 2015 atingiram R$ 17 bilhões. A grande estratégia de quem investe em licenciamento de produtos é acompanhar o desenvolvimento do consumidor, no caso, as crianças.

De acordo com Igor Faria, diretor da empresa detentora da marca "Patati Patatá", as marcas precisam investir em novos conteúdos e múltiplas plataformas para o desenvolvimento de produtos, a fim de atender as necessidades das crianças e oferecer uma experiência completa a este consumidor.

O investimento em licenciamento também é uma alavanca que impulsiona as vendas online. Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os brasileiros que compraram brinquedos pela internet no ano de 2015 gastaram cerca de R$ 286 na última compra. A compra online de artigos para bebês também foi analisada na pesquisa, que mostrou que 11% dos consumidores virtuais fizeram ao menos uma compra em 2014.

A venda online de produtos licenciados para crianças facilita o processo de aquisição desses itens. A rapidez e praticidade na hora da compra são fatores determinantes que levam os pais a realizarem uma compra online. A variedade de brinquedos também é um fator decisivo, as lojas que possuem mais variedades de produtos e acompanham as fases da criança, são as preferias, como é o caso da loja "É Pra Presente". Essa loja online é conhecida pela venda de brinquedos de acordo com a idade da criança, além de outros itens como patins infantil e patinete infantil, que costumam ser os favoritos das crianças acima de cinco anos.

Segundo o sócio-diretor da MCD (empresa que atua na área de licenciamento) as licenças destinadas ao público infantil são uma oportunidade de expandir a presença das marcas em outros segmentos do mercado e gerar novas frentes de receita.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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