PUBLICIDADE

DINO

Cresce busca por aplicativo de transporte feminino

Das usuárias de app de transporte, 91% optariam por aplicativos em que pudessem solicitar corridas apenas com motoristas mulheres.

17 out 2019 - 11h03
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo pesquisa divulgada pela Mobile Time, 71% dos brasileiros que usam smartphone já pediram um transporte por aplicativo. Comparado aos últimos dois anos, isso representa um aumento de 21 pontos percentuais.

Foto: DINO / DINO

Contudo, junto ao crescimento das corridas também veio o crescimento do assédio moral e sexual sofrido tanto por passageiras quanto por motoristas mulheres.

Os casos fizeram com que a busca por aplicativos de transporte exclusivamente femininos ou que, pelo menos, dessem a opção de escolher ser atendida por uma motorista crescesse.

Para saber mais sobre essa preocupação diária, perguntamos para 120 usuárias de apps suas medidas de segurança e se trocariam os grandes apps por um aplicativo regional.

Insegurança

Quando perguntadas sobre o sentimento de insegurança em corridas com motoristas homens, 55% das entrevistadas responderam que às vezes se sentiam seguras. 

Já quando a pergunta foi sobre a segurança com motoristas mulheres, 84,2% afirmaram que se sentem seguras nas corridas. 

Medidas de segurança

Apesar de só se sentirem seguras às vezes, 88% das entrevistadas afirmaram usar os aplicativos de transporte e 65% os utilizam de uma a cinco vezes no mês.

Então, perguntamos quais medidas de segurança são tomadas para que a sensação de insegurança seja menor. Foi observado que as usuárias praticam, simultaneamente, de duas a três medidas de segurança.

A maior parte das usuárias responderam que compartilham a corrida em tempo real com amigos, cônjuges e familiares. Logo após, a atitude mais praticada é ligar, mandar áudio ou conversar com alguém via mensagens.

Muitas usuárias afirmaram que, às vezes, fingem que estão ligando para alguém ou que estão mandando áudio onde dizem seus destinos e a previsão de chegada.

Além disso, também costumam fingir que estão falando com algum homem, geralmente namorado ou pai. 

Curiosamente, a terceira medida de segurança mais adotada é se sentar atrás do motorista para não estabelecer contato visual.

Quando se trata de motoristas mulheres, 29% das usuárias afirmaram não tomar nenhuma medida de segurança. Contudo, quando decidem fazer algo, a atitude mais escolhida também é o compartilhamento de corrida com alguém de confiança.

Entretanto, um ponto que chama atenção é que 12% das usuárias afirmaram nunca ter feito corrida com uma motorista. Porém, ao se olhar de forma ampla, a situação não é surpreendente.

Nos Estados Unidos, país sede de uma das maiores empresas de transporte por app, apenas 14% dos cadastros de motoristas são femininos.

Grandes apps x aplicativo regional

Por fim, perguntamos se elas trocariam grandes apps por um aplicativo de transporte regional que só cadastrasse passageiras e motoristas mulheres.

79% das usuários afirmaram que, sim, optariam por um aplicativo de transporte regional exclusivamente feminino. A estatística fica ainda maior quando a escolha da motorista é um opcional: 91%

Ou seja, um aplicativo que ofereça motoristas homens e mulheres e que, ao solicitar a corrida, a passageira possa escolher ser atendida apenas por uma motorista. 

Como criar um aplicativo de transporte feminino?

Existem algumas formas para criar um aplicativo de transporte feminino - ou com este opcional.

Segundo os desenvolvedores de aplicativos da Tech Magic, republicado pela Use Mobile, criar um aplicativo de transporte leva em média 5.000 horas de trabalho. A Use Mobile conta que um desenvolvedor de apps cobra por hora de 20 a 150 dólares. 

Vamos usar como exemplo o desenvolvedor mais barato. O custo da produção do seu aplicativo seria de 200 mil dólares!

Não devemos esquecer que caso queira fazer um aplicativo com um programador, é preciso arcar com os custos de manutenção e toda parte tecnológica. Por isso, muitas empresárias contrataram a Driver Machine.

A ferramenta permite criar um app de transporte personalizado com seu nome, marca e configurar taxas e formas de trabalhar. Assim, a empreendedora tem a opção de cadastrar apenas motoristas mulheres e passageiras.

Entre os aplicativos desenvolvidos pela Driver Machine estão a Driver Girls e Gurias na Direção.

A adesão custa apenas R$2.499 e os planos e benefícios estão disponíveis aqui.

Website: https://drivermachine.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade