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Compras Online: plataforma identifica se sites são tentativas de golpe

30 nov 2020
13h35
atualizado às 14h02
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O site foi desenvolvido pela Axur para ajudar os consumidores dessa Black Friday a não caírem em golpes e fraudes na internet com páginas falsas

Foto: Axur / DINO


A poucos dias da tão esperada Black Friday 2020, que promete ser a mais digital da história, a  Axur, empresa líder em monitoramento e reação a fraudes digitais, lança o PossoConfiar.com.br, plataforma gratuita que permite ao usuário identificar em segundos se o site no qual ele está comprando é seguro ou fraudulento.  

A tecnologia da Axur torna possível a classificação rápida dos sites perigosos, usando algoritmos que foram treinados com todos os tipos de fraudes digitais ao longo dos últimos 5 anos. A base de dados do site possui mais de 1 milhão de páginas cadastradas e é atualizada sempre que um novo site falso é identificado pela empresa.

"Em 2019, houve um aumento de 200% em casos de phishing durante a Black Friday. Neste ano, aguardamos pelo menos o mesmo crescimento, somado ao fato de que as compras por meios digitais dispararam significativamente devido à pandemia. Nossos levantamentos já mostram recordes absolutos no número de fraudes no primeiro semestre de 2020", comenta Fábio Ramos, CEO da Axur.

O PossoConfiar.com.br é bem simples e de fácil usabilidade. O usuário tem apenas que digitar o endereço da página que quer analisar no espaço indicado e o site retornará com uma das três respostas: Verde, se o site for confiável; Amarelo, quando o resultado for incerto, direcionando esse link para uma análise mais profunda dos especialistas da Axur; e Vermelho, indicando que a página é falsa e o usuário não deve confiar. A ferramenta também permite que os usuários compartilhem o resultado da análise e alertem outras pessoas sobre sites falsos.

Essa é mais uma iniciativa da empresa focada em tornar a internet um local seguro para todos os usuários.

"Por meio do site mostramos o perigo dos riscos digitais não apenas para os consumidores, mas também para as empresas que têm a sua marca usada como isca pelos bandidos", explica o executivo e especialista em segurança da informação.

Segundo o recém-lançado Relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil, divulgado também pela Axur, somente entre 1º de julho a 30 de setembro de 2020 foram identificadas 10.517 campanhas de phishing (fraude que captura dados de senha e cartão de crédito ao se passar por uma marca já conhecida) no Brasil. Destes, 54% miravam só o e-commerce (ultrapassando setores como o financeiro), o que costuma aumentar ainda mais em novembro devido à Black Friday e às festas de final de ano. 

"Nos próximos relatórios, queremos ver esse número diminuir, então o atual momento foi mais um empurrão para colocarmos o site para rodar. Estamos muito comprometidos em oferecer mais segurança aos brasileiros na hora das compras na Black Friday e de final do ano", completa Ramos.



Website: https://axur.com/pt/

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