PUBLICIDADE

Como utilizar metodologias ativas e tecnologias inovadoras em educação

28 jun 2018 - 14h35
(atualizado às 20h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Diversas metodologias ativas, que provocam os alunos a assumirem uma posição de maior responsabilidade na condução do seu processo de aprendizagem, passaram a ser intensamente utilizadas em educação, como: método do caso, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, peer instruction e design thinking. Além disso, tem crescido continuamente a incorporação de novas tecnologias à educação, como: redes sociais, robótica, dispositivos móveis, games, inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada. Nesse sentido, já não é mais possível enxergar tão claramente as fronteiras entre as modalidades de educação presencial e a distância, com o predomínio do que se passou a chamar de blended learning (ou aprendizagem híbrida). Tornou-se então um desafio para professores e alunos, assim como para escolas, instituições de ensino superior e empresas adaptarem-se à complexidade dessas mudanças.

Foto: DINO

O curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Inovadoras para a Educação, uma parceria entre a Faculdade de Tecnologia Finaci e a Artesanato Educacional, explora as tendências metodológicas e tecnológicas da educação na era digital.

O curso tem 8 (oito) disciplinas:

1. Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended Learning e Educação a Distância

2. Tutoria e Educação a Distância

3. Design Educacional

4. Redes Sociais, Games e Gamificação em Educação

5. Avaliação

6. Gestão em Educação

7. Pesquisa em Educação

8. Educar na Era Digital: tendências em tecnologia educacional, educação a distância e blended learning

O curso utiliza diversas metodologias ativas, com predomínio da aprendizagem baseada em projetos (ABP). São propostas atividades práticas, interativas e colaborativas envolvendo leituras, debates, estudos de caso e projetos. Espera-se que, sempre que possível, os alunos desenvolvam projetos vinculados a suas áreas de atuação profissional.

O público-alvo do curso é composto de professores (de cursos presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, designers instrucionais e educacionais, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores, coordenadores, profissionais da área de TI e tecnologia em geral e todos aqueles que se interessam por ensino, aprendizagem, metodologias ativas e uso de tecnologias em educação.

A coordenação do curso é de João Mattar, autor de diversos livros na área e professor, orientador e pesquisador no Centro Universitário Internacional Uninter e na PUC-SP. Segundo Mattar, "O curso é uma oportunidade de mergulhar em metodologias e tecnologias que vêm revolucionando a educação, com privilégio de atividades colaborativas e interativas."

A Artesanato Educacional atua nas áreas de tecnologia educacional e educação a distância, produzindo material didático e prestando consultoria nessas áreas. Maiores informações no site: http://www.artesanatoeducacional.com.br

A Artesanato Educacional estará presente na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 03 a 12 de agosto de 2018, na Arena Anhembi, stand L062. Dentre as atrações na Bienal, além de autógrafos de livros diversos, ocorrerá o lançamento do Jogo do Método, um jogo de tabuleiro para o suporte ao ensino de metodologia científica. A Bienal do Livro é organizada pela CBL — Câmara Brasileira do Livro. Maiores informações no site: http://www.bienaldolivrosp.com.br/

O INACI - Associação de Ensino, mantenedor da Faculdade de Tecnologia FINACI e do Colégio Integral INACI, ambas situadas em São Paulo - Capital, empresa educacional existente desde 1974, tem por objetivo a educação do jovem e adulto. Dentro de seus princípios e objetivos, desenvolve em seus alunos uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna. A concepção de ensino e aprendizagem é contextualizada, sendo a teoria trabalhada juntamente com a prática, permeando todo o conteúdo e possibilitando estudo de casos em sala de aula. A avaliação é tratada de forma contínua, individualizada e em grupo, acompanhando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Maiores informações no site: http://www.inaci.com.br/

Website: http://artesanatoeducacional.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade