PUBLICIDADE

DINO

Como o crescimento de Micro e Pequenas Empresas está diretamente relacionado a Fintechs

4 abr 2019 - 10h17
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo dados do Sebrae, a participação das Micro e Pequenas empresas já é responsável por 27% do PIB nacional. Ainda, esse é um número que pode ser ultrapassado nos próximos anos, dada a relevância que elas têm obtido, além do interessante processo de unificação entre o trabalho comum com a tecnologia.

Foto: DINO / DINO

Os números expoentes nos mostram que, além da contribuição direta com impostos destinados ao Governo Federal, é justamente pela participação efetiva das Micro e Pequenas empresas que a crise econômica que afetou o nosso país não causou ainda mais estragos. Mesmo que os resultados dessa crise tenham sido visíveis e catastróficos, muitos empregos que foram mantidos vieram, exatamente, dessas empresas de porte menor.

A revista "Pequenas Empresas, Grandes Negócios" declarou que o surgimento de mais de 1 milhão de novas empresas de pequeno porte foi fundamental para manter a economia aquecida. Afinal, cerca de 5 milhões de novos empregos surgiram nesse cenário.

Normalmente, podemos atribuir que as Micro e Pequenas empresas atuam em um nível mais baixo que as consideradas de grande porte. Por isso, é comum que elas apresentem valores mais competitivos e uma produção mais enxuta, de modo a reduzir despesas. Isso se reflete no aumento de acordos fechados com essas empresas de pequeno porte, que acabam se tornando uma opção mais vantajosa para os grandes compradores.

Consequentemente, há mais empregos gerados se há mais procura por elas. Considerando que a tributação que incide sobre essas empresas é menor, temos a equação mais simples de todas: Menos impostos + produtividade com valores atraentes = aumento da demanda + geração de empregos. O resultado, é uma economia mais aquecida.

Por que as Fintechs estão ganhando tanta relevância no cenário econômico?

Também faz-se necessário reforçar que, esse novo tipo de comércio, bem como o comportamento do consumidor, se modificou. Isso, sem dúvidas, pelo aumento da rapidez no acúmulo de informações e, também, pela interatividade. Ou seja, a tecnologia influencia o comércio.

Sendo assim, é inteligente pensar que, além de as empresas estarem se adaptando ao consumidor mais conectado, elas também estão se adequando aos meios tecnológicos de empreendimentos financeiros. São as chamadas Fintechs, e em termos de definição, podemos dizer que elas são empresas que usam a tecnologia a favor da oferta de produtos e serviços da área financeira. 

No entanto, elas vão além disso. Além de proporcionarem soluções inovadoras para processos burocráticos enraizados no sistema financeiro do país, elas acabam facilitando as ações, principalmente dos micro e pequenos empresários negativados.

Um exemplo é a Size Soluções Financeiras, Fintech sediada em Piracicaba (São Paulo) que trabalha principalmente com Antecipação de Recebíveis, fazendo com que seus clientes recebam um dinheiro que já é deles, mas muito antes do prazo. A redução de custos e aumento de agilidade em transações financeiras desta Fintech fortalecem MPEs e promovem oportunidades de desenvolvimento daquelas que sequer tem acesso a crédito, causando um impacto social notável.

Invariavelmente, o tamanho da empresa acaba por determinar qual a "facilidade" com que ela tem acesso à ativos financeiros, certo? Sendo assim, as Fintechs acabam auxiliando os donos de Micro e Pequenas empresas, justamente por apresentarem processos mais enxutos e com menos burocracia envolvida. Isso tudo, é claro, usando da tecnologia ao seu favor.

Qual a relação direta entre as Micro e Pequenas Empresas e as Fintechs?

Pelo tópico anterior, já podemos ter uma dimensão de como o relacionamento entre esses dois ramos de empresas pode beneficiar, mutuamente, os lados. No entanto, a resposta mais óbvia para essa pergunta, seria a maior acessibilidade que as Fintechs têm, o que, automaticamente, se reflete em maior crédito para o surgimento das Micro e Pequenas empresas, fortalecimento das mesmas, resultando em 99,5% das empresas do Brasil e contribuindo em 30% para o PIB.

Vale ressaltar que os processos financeiros empregados pelas Fintechs seguem a mesma padronização das instituições bancárias comuns. Mas, também é preciso reforçar que a facilidade do acesso aos programas e benefícios das primeiras são mais rápidos e práticos do que os das segundas. Para o micro e pequeno empresário, esse ganho de tempo e a diminuição de burocracias impeditivas pode ser o passo fundamental para o crescimento do empreendimento.

Portanto, as duas áreas têm andado de mãos dadas. A expectativa é que, cada vez mais as Fintechs se popularizem, impulsionem o crescimento dessas empresas no mercado, fazendo com que gere interesse para o surgimento de mais Micro e Pequenas empresas. Uma aliança que, definitivamente, dão muito certo.

Website: http://gruposize.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade