PUBLICIDADE

DINO

Como funciona o mercado da música?

Com apoio da tecnologia, todos os processos são simplificados

25 abr 2019 - 14h43
Compartilhar
Exibir comentários

A música está em todos os lugares. Não existem comemorações ou reuniões de amigos que não sejam acompanhadas dela. E, embora a música seja assimilada a diversão, existem muitos que fazem dela trabalho e ganham - muito - dinheiro com isso.

Foto: DINO / DINO

Hoje, graças à tecnologia, a distribuição da música foi democratizada e determinados negócios conseguem gerar rendimentos em diferentes camadas. É o caso da plataforma de streaming Spotify. Somente no terceiro trimestre do ano passado, a plataforma registrou uma receita de 1,35 bilhões, tendo 30% de aumento em relação ao ano anterior, segundo dados internos da própria plataforma, e conta com mais de 170 milhões de assinantes mensais.

Além dos próprios rendimentos, aqueles que apresentam o seu trabalho por meio do Spotify recebem um retorno financeiro conforme o número de ouvintes e seguidores. "Esse tipo de trabalho facilita muito a entrada no mercado musical", comenta Max Pianura, cantor, compositor e dono de uma escola de música. "Isso porque viver na música não é fácil, principalmente quando se encontra um mercado fechado", complementa.

Como é o mercado da música

O mercado da música é composto por diferentes processos - tudo depende do que o artista deseja fazer. Para gravar um CD, por exemplo, não é  mais preciso de contrato com gravadoras. "Já podemos fazer tudo de maneira independente, fechando parceria com um estúdio". Porém, nesses casos, a divulgação fica por conta do próprio artista. Segundo Max, é preciso contar com o apoio de redes sociais, YouTube e, claro, com os fãs.

O cantor também ressalta que todos os outros processos, como shows, eventos e lançamentos podem ser feitos diretamente com organizadores, sem intervenção de gravadoras ou empresários.

Divulgação de novos trabalhos

Max decidiu cedo que seguiria pela carreira musical e leva sua paixão muito além de suas apresentações. Em 2002, abriu uma escola de música em Santo André, onde se tornou referência. Lá, deu aula para grandes músicos, como Péricles e Marcinho.

Hoje, Max segue carreira solo e investe em novos projetos. Recentemente sua obra, que recebe o nome de "Demais", foi lançada na Festa Nacional da Música, realizada em Canela (RS). O CD conta com a presença de renomados artistas.

O trabalho do cantor é feito de maneira independente: desde a produção até a divulgação e produção de eventos. Saiba mais: www.maxpianura.com

Website: http://www.maxpianura.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade