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Como fazer o planejamento de um blog profissional

22 mai 2017
12h35
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Para definir o conceito principal e criar um blog com aspecto profissional e atrativo, você precisa planejar. Alguns aspectos importantes para se levar em consideração durante a criação de um blog de sucesso vão desde o layout, até conteúdo e frequência das atualizações. Para fazer um blog profissional, é necessário definir um conceito central de modo claro e objetivo.

Foto: DINO

Por que é importante definir um conceito para fazer um blog profissional?

O conceito de um blog conecta todas os conteúdos a uma identidade macro. Ele é muito importante, pois faz com que a primeira impressão seja de identificação e entendimento e não de confusão ou tédio. O conceito deve estar tão claro, que qualquer pessoa que entre no seu blog o notará imediatamente. A familiaridade instantânea fará com que as pessoas, ao chegarem ao seu blog, decidam continuar navegando. Quando o conceito de um blog é muito vago, falhamos ao tentar chamar a atenção do usuário, sendo assim, ele vai embora e não volta mais.

Ao desenvolver o conceito do seu blog, você precisa buscar expressar o valor que o conteúdo trará para seus possíveis leitores. Ao mesmo tempo, é importante ser sincero e autêntico ao apresentar os conteúdos sobre um de vista único: o seu.

Abaixo, vamos mostrar um guia para planejar o seu blog profissional. Siga os passos e aumente suas chances de criar um blog de sucesso:

Como fazer um blog profissional

O planejamento de um blog é o momento ideal para começar a pensar em SEO e posicionamento de buscas. Conheça a nova ferramenta da KingHost que irá lhe ajudar a posicionar seu ambiente online.
Escreva sobre o que você gosta e tem familiaridade

Ao fazer um blog profissional, lembre-se que só é possível oferecer qualidade, e por consequência conteúdos que valem leitura e compartilhamento, se você tem um bom conhecimento naquilo que escreve e especialmente se tem paixão pela área temática escolhida. Caso contrário, seus textos irão cair na armadilha do tédio e da falta de embasamento e as pessoas não passarão do primeiro parágrafo.

Defina o seu público-alvo

Quais são os problemas que essas pessoas estão tentando resolver? Quem eles consideram referência? Para esse exercício você pode criar personas. Com as personas, você parte de um perfil específico que representa características gerais do seu público e utiliza esse perfil para guiar ações. Exemplos de características a serem levadas em conta são: Qual a profissão? Quais características psicológicas, econômicas e demográficas são comuns ao público?

Conhecendo outros blogs profissionais que tratam de temas similares

Liste 5 a 10 blogs que falam sobre temas similares e são conhecidos e respeitados por isso. O que faz com que eles sejam blogs de sucesso? Tenha neles um ideal de qualidade, sempre buscando inspiração e superação em seus concorrentes.

Pense bem antes de escolher um domínio

É muito importante ter domínio e email próprio. Apesar de não existir certo e errado, é ideal que o seu endereço do blog seja descritivo, representando o conteúdo que você irá desenvolver ali. Tenha em mente que ele deve ser fácil de ser lembrado e, se existe alguma palavra-chave em especial que você gostaria de associar ao seu blog, é um bom momento para checar se ela está disponível. Você pode checar domínios disponíveis aqui.

Escolha a sua plataforma

A escolha da sua plataforma irá impactar diretamente no potencial do seu blog, o WordPress.org é a alternativa mais recomendada para fazer um blog profissional. Existem muitos motivos para eleger o WordPress como sua plataforma, de modo sucinto, essa é uma tecnologia acessível, gratuita e muito rica em recursos, como plugins e temas gratuitos.

A hospedagem é importante para fazer um blog profissional

Com a hospedagem da KingHost você conta com servidores dedicados a plataforma WordPress. Além disso, oferecemos suporte qualificado e sempre disponível, representando garantia de qualidade no tratamento das suas demandas.

Determine as redes sociais que você irá focar

É importante que você faça uma pesquisa e descubra quais são as mídias sociais mais utilizadas pelo seu público. Para não acabar criando perfis fantasmas ou se sentir afogado em um mar de redes sociais, inicialmente foque sua presença em 3 ou 4 redes (muito possivelmente Facebook e Twitter estarão entre elas).

Concluindo

Com o conteúdo mencionado, esperamos que o processo de criação do seu blog profissional seja otimizado e facilitado. Evite ser um blogueiro (a) de passagem, siga esses passos e aumente as suas chances de sucesso!

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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