PUBLICIDADE

DINO

Colégio Visconde de Porto Seguro participa da 18ª FEBRACE com projeto que usa Minecraft

1 abr 2020 - 19h03
(atualizado às 20h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Com uma abordagem que une tecnologia e gamificação, alunos do ensino médio do Colégio Visconde de Porto Seguro analisaram as intersecções entre o #HistoryBlocks, da Minecraft, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Parte do programa pedagógico global da Unesco e da Microsoft, o #HistoryBloks promove o ensino de história e outras matérias por meio de reconstrução de sítios arqueológicos destruídos durante período de guerras. O resumo, cartaz e vídeo do projeto e pesquisa dos alunos estão disponíveis no site da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que neste ano ocorre online até o dia 4 de abril. Além disso, os estudantes finalistas apresentarão seus projetos para bancas de pesquisadores e especialistas e serão avaliados à distância, por teleconferência fechada.

O projeto "Do Minecraft à Unesco: Desenvolvimento de uma Análise do Projeto #HistoryBlocks Mediante Intersecções dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's)", dos alunos do ensino médio do Colégio Porto Seguro, Marcos Alexandre Barbosa, Paulo Teixeira, André Thiele concorre na categoria de humanas. A pesquisa analisa se o #HistoryBlock tem mais sinergia com as ODSs ou com as competências da BNCC, apresentando como resultado a melhor forma de usar o jogo em sala de aula, com o objetivo ensinar as ODS ao mesmo tempo que as promove. Coordenado e orientado por Francisco Tupy, professor de Letramento Digital do Colégio Visconde de Porto Seguro e especialista na aplicação de videogames na educação e comunicação, o #HistoryBlock chegou ao Brasil diretamente para o Colégio Porto Seguro.

"No Porto utilizamos o Education Edition do Minecraft, que apresenta conteúdo educacional totalmente alinhada às demandas do Colégio. A metodologia motiva os alunos a estudarem história e geometria, ao mesmo tempo em que desenvolvem o raciocínio lógico. O jogo ajuda a promover metas específicas dos objetivos 4, 11 e 17 da Agenda 2030, respectivamente educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis e parceria para atingir as metas", explica Joice Lopes, Diretora de Educação Digital.

Esta 18ª edição da FEBRACE contará com 345 projetos finalistas produzidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, de 295 escolas do Brasil inteiro. "A avaliação dos projetos será feita por meio da plataforma Zoom Education for Life. Dividida em turnos, com até oito salas simultâneas, cada avaliação envolverá um mediador, pesquisadores, especialistas e os estudantes finalistas, cada um em sua localidade, mantendo o isolamento físico necessário neste momento. Todos participarão da avaliação de suas respectivas casas", comenta a coordenadora da FEBRACE, Roseli Lopes de Deus, que é professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Para votar no projeto do Colégio Porto Seguro, o público precisa acessar o FEBRACE Virtual e curtir no alto da página. No site da feira estão disponíveis todos os projetos finalistas, bem como palestras e conteúdo de outras atividades.

Link para projeto do Porto Seguro: https://febrace.org.br/virtual/2020/HUM/214/?fbclid=IwAR1BbES9xZvxUgyDqxtygyrZB_GYldqNnswR28nzYXd39Dyci4rvZ8VjzAI

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de "Exzellente Deutsche Auslandsschule", do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no Facebook ou o site www.portoseguro.org.br

Planin - Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe - www.planin.com

Contatos: portoseguro@planin.com - Tel.: (11) 2138-8922

Website: http://www.portoseguro.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade