Cerveja artesanal e cuidados com beleza despontam como nova aposta para o público masculino
Inovador, o trio barba, cerveja e bigode tem conquistado o mercado e mostra que veio para ficar
A trajetória da bebida alcoólica mais consumida do mundo teve início por acaso, há cerca de 10 mil anos, na antiga Mesopotâmia, quando agricultores nativos descobriram o processo de fermentação. Não foi por acaso, no entanto, que a cerveja alcançou o posto de uma das bebidas mais apreciadas por povos de todas as nacionalidades.
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produção da bebida, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Cerveja (CervBrasil).
De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o setor cervejeiro corresponde, ainda, a 1,6% do PIB brasileiro e recolhe mais de R$20 bilhões em tributos, o que configura quase 2,2 milhões de postos de trabalho entre empregos diretos, indiretos e induzidos.
Cerveja artesanal x Cuidados masculinos
Aliada ao apreço pela bebida fermentada, a facilidade de acesso tem feito do público brasileiro um consumidor mais exigente e aberto a novidades. Neste cenário, é possível observar um crescimento anual do mercado de cervejas artesanais entre 30 e 40%.
A produção artesanal hoje representa 1% do setor cervejeiro nacional, mas, conforme dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a tendência no crescimento deve levar o país a atingir 2% da fatia do mercado de cervejas em dez anos.
"Beber uma cerveja apenas gelada já não agrada a todos". É o que diz Raphael Schleier, CEO e presidente da Barbearia La Firma , em Salvador, BA, que traz um conceito singular de barbearia para a capital baiana.
Ciente de que o mercado de cuidados masculinos dobrou nos últimos dois anos, movimentando cerca de R$20 bilhões no país, ele decidiu reunir os dois quesitos em um único lugar.
Com a proposta de unir momentos de descontração aos cuidados com a aparência, a Barbearia La Firma associa serviços típicos de uma barbearia, como cortes de cabelo e barba, a períodos de confraternização regados a cervejas especiais.
"Acredito que a tendência e crescimento das cervejas artesanais ocorrem em função da exigência do público cada vez maior", afirma. "Hoje, o consumidor está muito atento aos produtos que ele consome", assegura Schleier, que apostou na beleza masculina e cerveja artesanal após inspiração em uma viagem ao exterior.
Seu negócio evidencia o sucesso do trio barba, cerveja e bigode. "A Barbearia La Firma já é destaque na cena cervejeira na Bahia, sendo reconhecida por oferecer aos soteropolitanos, além de todos os serviços tradicionais de uma barbearia old school, rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas exclusivos e diferenciados", diz Rafael Lagos, cervejeiro caseiro e beer sommelier da Barbearia La Firma.
No quesito inovação, a La Firma vai além e também dispõe de cafeteria e mesa de sinuca para descontrair com os amigos. "No nosso caso, não é somente o fato de vender cerveja. Temos o bilhar, música de qualidade e ainda um balcão que deixa todo bebedor de cerveja com vontade de abrir uma", complementa Raphael Schleier.
Para quem deseja investir no ramo da beleza masculina e cerveja artesanal, Schleier dá o caminho das pedras: A dica é estudar e investir em pesquisa, assim como identificar qual será sua atividade principal.
Aos cervejeiros de plantão que desejam se aprofundar neste universo, Lagos, por sua vez, complementa: Sugiro que enquanto aguardam sua hora de cortar o cabelo ou fazer a barba na La Firma, se deixem surpreender com a vasta literatura cervejeira disponível na loja e aproveitem essa fantástica viagem ao mundo cervejeiro!
Para quem ainda não conhece, e ainda não teve a oportunidade de viver a experiência do trio barba, cerveja e bigode, vale dar um pulo na Barbearia La Firma, que fica na Av. Manoel Dias da Silva, na Pituba, em Salvador, BA. Com funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 20h e agendamentos que podem ser feitos online, num site supercaracterizado e moderno: www.barbearialafirma.com.br.