PUBLICIDADE

DINO

Cantora supera Atrofia Muscular Espinhal (AME) e se recupera nos palcos

A carreira de Amanda Lyra é a motivação para a recuperação de cirurgias e tratamentos

31 jul 2017 - 18h56
(atualizado em 1/8/2017 às 03h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Carreira

Filha do cantor e compositor Ivanio Lira e da Apresentadora de TV Vera Rosa, Amanda Lyra, cantora e compositora, aos 27 anos já é uma veterana dos palcos curitibanos, tocando em bares desde os 16 anos, já se apresentou nas melhores casas da cidade e participou de inúmeros shows e projetos de outros artistas.

Produziu seu show "Reverbero" com diversos convidados no Teatro Regina Vogue, entre outros shows autorais. Participou do Projeto Canta Curitiba I e II, da Rádio Música Curitibana, em parceria com a RPC TV (filiada TV Globo), onde encerraram o show do Toquinho na Boca Maldita para mais de 5 mil pessoas.

Suas composições passeiam pelo pop, rock, blues com pegadas oitentistas características do rock nacional.

Por seu timbre marcante foi convidada para gravar músicas em CDs de vários compositores da cidade, participou de inúmeros programas de televisão, rádio e web.

Abriu o show do projeto Ira! Folk e também da banda Os Titãs, ambos no Teatro Positivo.

Amanda Lyra é portadora de uma doença rara chamada Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo III, que têm origem genética e caracteriza-se pela atrofia muscular devido à degeneração de neurônios motores localizados na medula espinhal. A fraqueza aumenta com o passar dos anos e a cadeira de rodas se torna necessária em algum momento na vida adulta.

O Acidente:

Em setembro de 2016, Amanda caiu de uma escada de quase de 3 metros de altura, acabou quebrando o fêmur e precisou colocar uma prótese dentro do osso, infelizmente o processo de calcificação não é tão simples em pacientes com AME e a queda acabou adiantando sua ida para a cadeira de rodas.

Infelizmente muitos dos bares não possuem acessibilidade e sem ter força nos braços o suficiente para se transportar, necessita de ajuda constante.

Recebeu a solidariedade dos familiares, amigos e artistas de Curitiba e Região que prontamente fizeram várias ações e campanhas, entre elas o Rock Solidário.

Ao passar pela oitava cirurgia neste mês de junho, ela se recupera de cabeça erguida. Para auxiliar no tratamento e custos, amigos montaram mais um projeto em parceria de designers e Luthiers onde está sendo confeccionada uma guitarra modelo telecaster com as pontes banhadas a ouro e acabamento de joias, que será vendida em um sorteio e a renda revertida à Amanda.

A Superação:

A impossibilidade de voltar ativamente na cena musical, trouxe experiências novas e possibilidades de se reinventar. Amanda resolveu levantar a bandeira de divulgar a sua doença a AME e também mostrar que mesmo estando cadeirante ela pode fazer muito ainda pela arte.

Junto com a cantora Jordana Soletti, Amanda criou o Projeto Solyra, que tem o intuito de levar arte com acessibilidade para crianças e adultos com vários tipos de deficiência, da motora à intelectual. O Projeto SoLyra convida artistas de todos os meios a se apresentarem gratuitamente em Curitiba, onde há aproximadamente 42 instituições subdivididas em inúmeras escolas que atendem às necessidades específicas.

A ação tem despertado a sensação de mudar o mundo através da superação, da arte e do amor ao próximo.

Amanda, além de cantora, assina a Coluna Clave do Som no Jornal VRNews (www.vrnews.com.br) , onde segue incentivando e divulgando os músicos de Curitiba, São José dos Pinhais e Região Metropolitana. A Clave do Som nasceu da vontade de dar voz aos compositores que não ganham espaço nas grandes mídias e assim divulgar o trabalho feito por paranaenses.

Após o acidente Amanda abriu o Show da cantora Luiza Pozzi.

Mesmo com tudo isso, ela enfrenta com bom humor contagiante, lutando para que a música e a arte sempre vençam as limitações.

Algumas músicas do repertório da cantora:

https://www.youtube.com/watch?v=vmCVtfSmeIE (Laura - Música de Ivanio Lira )

https://www.youtube.com/watch?v=LvF4lVKWsmc (Blues do Bebê - Amanda Lyra)

https://www.youtube.com/watch?v=uKNStZo7Aeg (Mais Um - Amanda Lyra)

https://www.youtube.com/watch?v=3Joe4BrZ2UU (Não volte - Amanda Lyra)

https://www.youtube.com/watch?v=8Px7pHgCcQQ

https://soundcloud.com/amandalyraeosdelyrantes/moleques-meninos-divinos-da-escala-de-re-maior-acustico-mundo-livre

VRCom Comunicação:

(41) 991140097 Vera Rosa

Website: https://www.facebook.com/amandalyraoficial/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade