PUBLICIDADE

Avaliação de imóveis: o que considerar para definição de um valor

A avaliação de imóveis pode causar muitas dúvidas para vendedores e compradores

22 mai 2018 - 12h48
Compartilhar
Exibir comentários

A avaliação de imóveis é um procedimento obrigatório durante a venda e compra de imóveis. Saber analisar as características mais importantes do bem e entender como esses fatores interagem com o valor a ser definido é essencial para garantir um bom negócio. Entretanto, é normal que surjam dúvidas quanto a esse processo, tanto para compradores quanto para vendedores. Como, afinal, a imobiliária determina o valor justo para determinado imóvel?

Foto: DINO

"O processo de avaliação de imóveis é realizado por meio de uma perícia sistematizada. São levadas em consideração características específicas, que podem diminuir ou aumentar o valor do imóvel. Mas ao contrário do que muitos pensam, essa determinação não acontece arbitrariamente. Existe um método definido e características específicas que são verificadas e consideradas no processo", explica o avaliador de imóveis , Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias (http://www.neropericias.com.br).

A avaliação é baseada, portanto, em características fixas que determinam aumentos ou reduções no valor dos imóveis, como:

Localização

O local do imóvel é um dos fatores que mais influencia na valorização do mesmo. A perícia é realizada seguindo alguns critérios. Ao realizar a perícia de avaliação de imóveis, são levados em consideração a proximidade de transporte público, de serviços e opções de entretenimento e de escolas, parques e outras utilidades. Além disso, alguns fatores da localização influenciam negativamente no valor do imóvel, como altas taxas de crime no local, excesso de poluição sonora ou falta de serviços de infraestrutura no bairro, como postos de saúde ou bancos.

Idade do imóvel

Imóveis novos, no geral, são considerados mais valiosos. Além do estado de conservação, que pode ser determinante no quanto o comprador precisará gastar com reformas e reparos, os imóveis mais novos estão adequados à novas normas de segurança. "As instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo, costumam a ser feitas com materiais mais resistentes e de acordo com as padronizações internacionais em imóveis novos. Quanto mais antigo for o imóvel, mais manutenção ele precisará, diminuindo consideravelmente o valor comercial", explica Silva.

Acabamento

A beleza do imóvel também conta no valor final de compra. A necessidade de realizar acabamentos e reparos, mesmo que puramente estéticos pode diminuir muito o valor de um imóvel.

É comum encontrar, durante as perícias, imóveis usados que contam com problemas apenas estéticos. Manchas na parede, pequenos desgastes no reboco ou pintura ou riscos nos pisos são alguns exemplos. Na maioria das vezes, o proprietário não vê esses detalhes como problemas que reduzem o valor do imóvel, mas essa é uma das características medidas na perícia padronizada. Segundo Silva, reparos estéticos também são considerados como necessidades de reforma, diminuindo o valor do imóvel mesmo que não apresentem problemas estruturais.

Parecer técnico e parecer verbal

A perícia de avaliação do imóvel consta na tabela dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI). O valor varia de estado para estado, mas em média, fica próximo de 1% do valor do imóvel para avaliações por escrito ou uma anuidade do CRECI para um parecer verbal.

A diferença é que a avaliação por escrito é chamada de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. "Essa avaliação por escrito é mais precisa e confiável do que o parecer verbal. Isso porque foram utilizados métodos padronizados para determinar o valor do imóvel. Esses métodos aparecem documentados e podem ser revisados pelas partes envolvidas. É muito diferente de quando um corretor determina um valor que, para os clientes, parece arbitrário. O parecer escrito inspira mais confiança e segurança para todas as partes", diz Silva.

Saiba mais

Evandro Correia Silva é sócio da Nero Perícias, empresa de avaliação de imóveis com escritório em São Paulo que realiza perícias imobiliárias e outras de diversos tipos. A empresa conta com uma equipe de profissionais inscritos junto ao CNAI (Conselho Federal de Contabilidade) e CONPEJ (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil). Para saber mais, visite o site da empresa: www.neropericias.com.br ou ligue para (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518.

Website: http://www.neropericias.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade