PUBLICIDADE

Arte: identidade cultural que transforma a realidade

Quais são as perspectivas para um ramo que ainda precisa de incentivo para decolar.

13 jun 2018 - 09h39
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O conceito de arte é tão plural quanto as suas formas de manifestação: música, pintura, street art, dança, poesia, etc. E cada uma possui papel fundamental na construção cultural de um país, perpetuando rituais, contando histórias, sendo o verdadeiro elo de conexão entre pessoas. Mas como a arte é vista no Brasil? Quais são as perspectivas? Como inserir a cultura na vida de pessoas e empresas?

Foto: DINO

A arte está em franca expansão no país. Um assunto recorrente que permeia toda a sociedade. Da grade curricular das escolas até a valorização de nomes no cenário internacional, o interesse crescente vem mostrando novas possibilidades e ideias.

O passo inicial foi a mudança da grade curricular das escolas, tornando obrigatório o ensino de teatro, artes visuais e dança. Além de permitir com que crianças tenham maior interpretação do mundo, este é o princípio da criação de um novo mercado consumidor, habituado às mais diversas representações artísticas. Com isso, no futuro, teatros, museus, cinemas e galerias podem sair favorecidos.

Outro ponto positivo é a valorização no mercado internacional. Há obras que já alcançaram o valor de mais de U$ 2 milhões. Porém, a grande maioria dos artistas ainda não atingiu seu real potencial financeiro, abrindo possibilidades para um amadurecimento de toda a cadeia de consumo, que envolve, inclusive, empresas e fundos que veem na arte uma forma de investimento.

Apesar do cenário otimista, ainda é necessário um longo caminho para o reconhecimento das manifestações artísticas como parte indispensável da sociedade brasileira. Mas há iniciativas que procuram transformar essa realidade, como o Instituto Cultural Plajap.

Fundado por Jaqueline Jappur e Eduardo Plass, um dos maiores financistas brasileiros, o Instituto Plajap desenvolve projetos para gerar conhecimento e educação, facilitando o livre acesso à cultura. Uma ideia que, assim como a própria arte, pode estabelecer uma transformação social.

Website: http://www.plajap.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade