PUBLICIDADE

Arquitetura de Interiores - Como escolher um bom profissional

20 out 2017 - 15h46
Compartilhar
Exibir comentários

Quando estamos diante da necessidade de um novo ambiente, seja uma casa, loja ou escritório, é muito comum termos a impressão de que basta ter bom gosto na escolha do mobiliário e a decoração estará solucionada.

Foto: DINO

Além disso, ainda existe a ideia de que contratar um designer de interiores ou um arquiteto especializado em ambientes internos pode ser muito oneroso.

Isso tudo não passa de pressuposições. Envolver um profissional dedicado em todo processo da obra pode acrescentar economia, tranquilidade e um resultado final mais prazeroso e até lucrativo nos casos comerciais.

Quando se opta pela ajuda de um profissional, é necessário verificar os critérios desta escolha. "É um momento em que iremos compartilhar nossos hábitos, aspirações e gostos, e é preciso que o profissional escolhido gere empatia e confiança no contratante", diz Valquiria Giroto de França, Arquiteta e Designer de Interiores.

Como pesquisar por um profissional de arquitetura e interiores?

Regionalize sua busca. O Google busca dar a melhor referência possível, mas ele faz isso baseado em critérios tecnológicos e nem sempre acerta o alvo.

É bom para o andamento do projeto que o profissional tenha fácil acesso ao ambiente que irá planejar. Por exemplo, se você está no bairro da Aclimação, em São Paulo, busque por algumas combinações como: arquiteta decoradora Aclimação, escritório de arquitetura Aclimação, escritório de decoração Aclimação.

Por que contratar um profissional de interiores que seja também arquiteto?

Embora existam designers de interiores que não sejam arquitetos, a arquitetura contribui com elementos como melhoria da percepção espacial do ambiente, harmonização com áreas externas, fechamentos e aberturas de vãos, identificação e solução de patologias, emissão de laudos técnicos, e capacitação técnica para o acompanhamento de obras, diz Valquiria Giroto da VGAI Arquitetura e Interiores.

O que devemos saber na hora de contratar?

Primeiramente, entender que contratar um profissional para resolver seus problemas de reforma ou de projeto é o caminho mais curto e menos oneroso, pois a opção "faça você mesmo" pode deixar sequelas com as quais você terá que conviver por muito tempo se não tiver como resolvê-las de imediato. Isso pode transformar o sonho de se ter um ambiente totalmente prazeroso, em pesadelo.

Em seguida, entender quais são suas necessidades e expectativas de resultado, não se esquecendo de que a contratação de um profissional de arquitetura e interiores garante o acompanhamento do projeto durante toda a obra, para que tudo seja executado de acordo com o estabelecido, independentemente de a obra ser executada pela equipe do profissional ou por uma empresa especializada. A partir daí, a opção de contratar um profissional passa a ser a garantia de que o resultado final será realmente o esperado.

Após a decisão pela escolha e contratação de um profissional, cliente e profissional trabalham juntos, exaustivamente, para que todas as expectativas e desejos do cliente sejam realizados, tudo em contrato, briefings, pranchas de desenhos, estudos de layouts, mobiliários, cores e materiais. Um conjunto de decisões que resultará na realização de um sonho.

Busque inspiração, mas evite fazer por conta própria.

Sites como Pinterest e revistas especializadas dão inúmeros caminhos visuais para o seu espaço, mas cada caso é um caso, e é bom que se saiba que cada estilo tem seu tempo, custo e possibilidade, e cada necessidade tem uma solução adequada. Um bom profissional é o agente que encontrará a solução correta, ideal e precisa para solução dos problemas.

Quais as reais atribuições de um profissional de Arquitetura e Interiores?

Estudar previamente a área a ser trabalhada em conjunto com as informações de briefing recebidas do contratante.

Aplicar sua experiência e conhecimento de materiais, mobiliário, iluminação, cores, conforto ambiental, layout, distribuição e fornecedores, no sentido de projetar o melhor aproveitamento visual e funcional do ambiente, além de prover economia ao cliente.

Saber aliar estética e funcionalidade com harmonia, sempre atento ao conforto do cliente.

Estar atualizado sobre tendências podendo sugerir caminhos sequer cogitados pelo cliente.

Conhecer o mercado, mão de obra e fornecedores, a fim de minimizar os riscos ao cliente com relação a terceiros.

Proporcionar ao cliente uma experiência mais tranquila ao lidar com a mudança de ambiente.

Acompanhar e reduzir o orçamento planejado.

Ter uma casa ou escritório com a assinatura de um Arquiteto de Interiores qualificado pode acrescentar valor de mercado ao imóvel.

Quem é Valquiria Giroto?

Valquiria Giroto é a arquiteta fundadora da VGAI Arquitetura | Interiores e que atende em seu escritório no charmoso bairro da Aclimação, a 100m das estações do metrô Paraíso e Vergueiro.

Seus clientes são preferencialmente da Aclimação, Liberdade, Vila Mariana, Klabin e Vila Clementino, mas em geral espalham-se por toda a cidade de São Paulo.

São 12 anos de experiência. Entre suas principais expertises estão projeto de interiores, acompanhamento de obras e reformas, emissão de laudos técnicos e condomínios.

Acesse valquiriagiroto.com.br

Website: http://www.valquiriagiroto.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade