PUBLICIDADE

ABMES realiza missão de cooperação no ensino superior com Israel

11 out 2018 - 19h13
Compartilhar
Exibir comentários

Dando continuidade ao programa de intercâmbio internacional de práticas e experiências inovadoras na educação superior, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realiza de 11 a 21 de outubro a 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience. A delegação, segunda organizada pela ABMES, é composta por 40 pessoas, entre gestores, mantenedores e líderes educacionais do Brasil, representando cinco grupos e 12 centros universitários e faculdades. A primeira edição do projeto ocorreu em 2017, na Rússia.

Com caráter oficial, a delegação contará com a participação da diretora de Programa na Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Patrícia Augusta Ferreira Vilas Boas. Durante os dez dias da missão, a delegação brasileira terá a oportunidade de conhecer as universidades destaques de Israel, além de vivenciar a realidade israelense no que se refere à educação, à cultura e às possibilidades de cooperação internacional, e conhecer melhor o país, que tem apenas 70 anos, mas já é reconhecido internacionalmente como um dos principais polos de inovação do mundo, o que lhes rendeu o título de "nação das startups".

Entre as parcerias que serão firmadas durante a missão, estão previstas a assinatura de memorandos de entendimento e ampliação de cooperação na educação entre a ABMES e três instituições daquele país: Interdisciplinary Center Herzliya (IDC); Association of University Heads of Israel (Vera); e a Weizmann Institute of Science (Weizmann).

"Nosso objetivo é saber mais sobre a experiência israelense no ensino superior, conhecer iniciativas inovadoras na educação, as metodologias e os processos de internacionalização das instituições de ensino. Esperamos contribuir para a troca de conhecimentos e para a construção de parcerias profícuas entre as instituições de ensino superior brasileiras e de Israel", afirma o coordenador da missão, Janguiê Diniz, presidente da ABMES.

Durante a Israel Experience serão visitadas as principais cidades do país, como Tel Aviv, que abriga a maior universidade israelense; Haifa; Rehovot; Herzliya e Jerusalém. Também estão previstas visitas a lugares históricos e sagrados para algumas das principais religiões do mundo. Com o intercâmbio, a equipe brasileira espera desenvolver parcerias que permitam o compartilhamento de boas práticas educativas e gerenciais, além de possibilitar a realização de negócios entre brasileiros e israelenses.

Das nações que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Israel é a que mais investe sua riqueza nacional em educação, com 47% da população de 25 a 34 anos graduada em nível superior. Realidade diferente da situação brasileira, onde atualmente apenas 18% dos jovens entre 18 e 24 anos estão cursando o ensino superior. O objetivo do Brasil, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), é chegar a no mínimo 33% até 2024.

Estatísticas brasileiras - Para facilitar a compreensão das semelhanças e diferenças entre os dois países, a ABMES irá apresentar dados que mostram que, ao contrário de Israel, a educação superior no Brasil é essencialmente particular. Segundo dados do último Censo da Educação Superior, das 2.448 instituições de educação superior existentes no país, 2.152 (correspondentes a 87,9% do total) são particulares, incluindo universidades, centros universitários e faculdades.

Existem hoje cerca de 8,3 milhões de estudantes de nível superior no país, sendo 6,2 milhões matriculados em instituições particulares, representando mais de 75% do total de estudantes universitários.

Sobre a ABMES - Criada em 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior abrange mais de 900 instituições de educação superior (IES) associadas, entre mantenedoras mantidas, representando 2.500 unidades educacionais distribuídas em todo o território nacional.

A ABMES figura como instância catalisadora dos debates sobre temas educacionais e tornou-se referência em estudos sobre educação superior tanto na área acadêmica quanto no âmbito político.

Reconhecida pela representatividade e excelência nos serviços prestados para o desenvolvimento da educação superior do país, a ABMES tem como missão contribuir para o desenvolvimento global das instituições mantenedoras e mantidas associadas e defender a livre iniciativa, por meio da articulação com o governo e com a sociedade, visando a melhoria da educação superior brasileira.

Website: http:////abmes.org.br/abmes-internacional/experience/3

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade