PUBLICIDADE

DINO

A partir de setembro de 2019, PF fiscaliza uso de solventes como MEK (MetilEtil Cetona) nas indústrias

9 set 2019 - 09h38
(atualizado em 10/9/2019 às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O MEK - Metil Etil Cetona é um solvente utilizado nos datadores inkjet com tecnologia CIJ para duas finalidades, como diluente da tinta, para atingir a viscosidade ideal nas impressões e também utilizado como solução de limpeza dos datadores.

Foto: Depositphotos / DINO

Os datadores inkjet com a tecnologia TIJ oferecem vários benefícios em relação aos datadores CIJ, o principal deles é o cartucho de tinta cumprir a função de cabeça de impressão do datador.

O processo de impressão do cartucho de tinta (TIJ) a base de álcool isopropílico, não necessita de mistura para a diluição da tinta, já que o fluído está homogeneizado e pronto dentro do cartucho, tornando impossível a separação dos componentes da tinta.

Além de muitos atrasos e parada da linha de produção, os datadores inkjet com tecnologia CIJ precisam de manutenção periódica.

Logo após a vigência da fiscalização já há notícias de empresas paradas por não ter a permissão de compra e armazenamento do solvente MEK.

A tecnologia TIJ do Datador Inket IJL 010 X1 desenvolvido pela Limerpak não necessita de certificação obrigatória da Portaria 240 Port. MJSP 240/19 que estabelece procedimentos para o controle e fiscalização do solvente MEK.

O Datador Inket IJL 010 X1 da Limerpak Datador Inkjet IJL 010 X1 é de fabricação 100% nacional, utiliza alta tecnologia especialmente desenvolvida para atender a necessidade do setor de codificações do mercado brasileiro e da América Latina.

É um aparelho de pequeno porte, de fácil instalação e operação com software próprio, não opera com bombas, filtros e núcleos, livre de solvente MEK e contribui na manutenção da linha de produção dentro dos padrões das normas regulamentadoras que cuidam da limpeza e organização.

Curiosidades: 

• Outros produtos controlados: acetona, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, iodo, anidrido acético, cloreto de metileno, clorofórmio, éter etílico, metil etil cetona, permanganato de potássio, tolueno, entre outros;

• Em estado líquido, algumas cetonas também são usadas para extrair óleos de sementes vegetais como a soja. Possui cheiro agradável, muitas vezes é usado na fabricação de perfumes e alimentos. Além disso, também pode ser encontrada em frutos e flores. Pode ser usado na extração da cocaína nas folhas de coca, um dos principais motivos do controle e fiscalização pelos órgãos da polícia federal.

Website: http://www.limerpak.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade