PUBLICIDADE

Diferenças entre furto qualificado, roubo e furto simples

Entenda a diferença entre furto e roubo, e como pode afetar um ciclista

16 mar 2017 - 21h03
Compartilhar
Exibir comentários

Se você pretende adquirir um seguro de bicicleta, é muito importante que saiba diferenciar os termos acima e entender como eles impactam na sua apólice. Até o dia em que entrei em uma sala de aula para me formar corretor de seguros, ninguém me convenceria de que as palavras roubo e furto não são sinônimos. Muito menos as consequências disso para um seguro de bicicleta.

Então vamos lá:

Roubo e Furto

Dois termos tão confundidos têm sua diferença na maneira como o crime acontece. Se um ladrão leva sua bike sem que você perceba ou sem estabelecer contato com você, o caso é­ um furto. Ou seja, se ele entra em sua casa, arromba sua garagem (sem você dentro) e leva sua bike, isso é um furto.

O roubo, por sua vez, acontece quando você está pedalando, por exemplo, e é abordado, sofrendo algum tipo de coação, ameaça ou violência, conforme descrito no artigo 157 do Código Penal.

É um crime muito mais grave e perigoso do que o furto, pois adiciona uma segunda variável, que é a maneira como você irá reagir e, por conseguinte, como o ladrão irá reagir. Na linguagem do seguro, assalto é sinônimo de roubo. Entretanto existem dois tipos de furto, que são muito diferentes entre si.

Furto simples e furto qualificado

Furto qualificado, segundo o Código Penal, artigo 155, é aquele que ocorre com destruição ou rompimento de obstáculo; abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; emprego de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Esse tipo de furto acontece quando, por exemplo, um ladrão arromba um cadeado para furtar a bike que está presa a ele. Ou ainda quando ele pula um muro de uma casa para levar a bicicleta que está lá dentro. Já em caso de furto simples, não há qualquer indício de que o objeto foi furtado.

Já em caso de furto simples, a ação cometida para subtração do bem não tem quaisquer dos agravantes descritos no furto qualificado. Sua bike simplesmente desaparece, sem qualquer indício de que o objeto foi furtado.

Mas por que saber isso?

Bom, é importante ter conhecimento dessas diferenças pois um seguro de bicicleta não cobre o furto simples. Em tese, os furtos simples não são cobertos porque, a rigor, não é sequer possível provar que houve um furto.

Sabendo dessa informação, o ciclista pode entender que, mesmo com um seguro para sua bicicleta, deve sempre ficar atento a algumas dicas de segurança.

Manter sua bike sempre presa por cadeados e correntes, por exemplo, é um bom método para evitar furtos simples. Outras medidas de segurança podem contribuir efetivamente para evitar um imprevisto, como o transporte seguro de bicicletas em suportes veiculares.

Lembre-se que o Brasil já conta com um cadastro nacional de bicicletas roubadas ou furtadas. É uma ferramenta simples, mas que pode ajudar a evitar muitos assaltos no futuro.

Vamos abordar outras formas de manter sua bicicleta em segurança em outros posts do nosso blog, portanto fique na Veloseguro.com.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade