PUBLICIDADE

Coronavírus

SP antecipa 5 feriados e abre "hospitais de catástrofe"

Capital paulista terá recesso dos dias 26 de março a 4 de abril

18 mar 2021 - 10h37
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito Bruno Covas (PSDB) informou em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira, 18, que a capital teve a primeira morte de paciente com covid-19 por falta de vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele disse ainda que nesta quinta-feira, 18, ao menos 475 pessoas aguardavam por uma vaga em UTI na capital.

Bruno Covas, prefeito de São Paulo
Bruno Covas, prefeito de São Paulo
Foto: Rogério Galasse / Futura Press

Em coeltiva de imprensa, ele anunciou que a cidade de São Paulo irá antecipar dois feriados municipais deste ano e outros três de 2022, para os dias 26, 29, 30 e 31 de março, e 1º de abril. Somados com o fim de semana e a Páscoa, a capital terá dez dias seguidos de recesso.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, anunciou também a abertura de dois "hospitais de catástrofe" na capital, direcionados ao tratamento de pacientes com covid. Eles serão implementados nas próximas 24 horas em Jabaquara (100 leitos de UTI e 260 de enfermaria), Itaquera (130 leitos de UTI e 50 de enfermaria) e Vila Maria.

"Estamos com 88% de ocupação dos leitos de UTI. Infelizmente, tivemos o primeiro caso, que aconteceu na zona leste da cidade de São Paulo, de uma pessoa falecer sem conseguir atendimento na cidade. A gente vê colapsando o sistema de saúde", afirmou Covas.

O paciente tinha 22 anos e deu entrada no Pronto Atendimento São Mateus II por volta das 19 horas do último dia 11. Ele tinha testado positivo para covid-19 no dia 9. No dia 12, ele foi inserido na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) para tentar uma vaga em outra unidade.

No dia seguinte, o quadro dele se agravou e foi solicitada a transferência com urgência do jovem, pois o hospital não tinha um ventilador mecânico disponível naquele momento.Em 15 minutos, a unidade conseguiu um ventilador disponível em outra unidade. Como ele não apresentou melhora, precisou ser entubado, mas teve uma parada cardiorrespiratória e morreu uma hora depois. A vaga de UTI foi disponibilizada 21 minutos após a sua morte.

Segundo o prefeito, a fila por uma vaga de UTI na cidade tinha quase 400 pessoas nesta quarta.

"A continuar essa curva, só vamos ver ampliar esses casos de pessoas que não conseguem um leito de UTI. Só ontem, eram 395 pessoas aguardando leito de UTI na cidade."

Ele disse ainda que a cidade tem a mesma quantidade de leitos do momento mais crítico da pandemia no ano passado, mas com taxa de letalidade menor, pois os profissionais de saúde, segundo Covas, estão mais preparados para fazer o atendimento dos pacientes com covid-19.

Nesta quinta-feira, o prefeito vai realizar uma coletiva para apresentar novas medidas que serão adotadas. "Não é por acaso e não há nenhum prazer pessoal em fechamento de comércio, de parque e restringir a circulação da população."

Uma das ações será a antecipação dos feriados, medida que foi adotada em maio do ano passado, quando a gestão municipal antecipou os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra.

Desta vez, de acordo com Edson Aparecido, Secretário Municipal da Saúde, cinco feriados serão antecipados, totalizando dez dias.

Diante do grave cenário do Estado e na capital, a Promotoria de Justiça de Direitos Humanos solicitou esclarecimentos à Prefeitura e ao governo do Estado em relação às medidas adotadas para conter o avanço do vírus, com questionamentos sobre quais critérios estão sendo usados como base para não adotar o lockdown e as medidas tomadas para conter o contágio no transporte público.

Mortes por falta de leitos

Levantamento do Estadão apontou que ao menos 90 pacientes com covid-19 já morreram na fila por vaga em hospital no Estado de São Paulo neste mês. Os dados são de 25 municípios.

Os casos ocorreram nos seguintes municípios: Alumínio (1), Araçatuba (4), Bauru (15), Buri (4), Cabreúva (1), Caieiras (1), Capela do Alto (2), Diadema (5), Dracena (3), Francisco Morato (2), Franco da Rocha (8), Itajobi (1), Itapecerica da Serra (2), Itapetininga (1), Itararé (2), Jales (3), Joanópolis (1), Nhandeara (1), Ouroeste (4), Ribeirão Pires (8), Rio Grande da Serra (2), Taboão da Serra (14), Santa Adélia (1), Sumaré (1) e Urânia (3).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade