PUBLICIDADE

Coronavírus

São Paulo chega a 129 mil casos confirmados da covid-19

Balanço da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo divulgado nesta quinta-feira mostra que estado tem 8.561 mortes pela doença

4 jun 2020 - 13h02
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo chegou a mais de 129 mil casos confirmados do novo coronavírus. Balanço divulgado nesta quinta-feira, 4, pela Secretaria Estadual da Saúde mostra que o Estado tem 129.200 casos confirmados da doença, 5.717 novos casos registrados em 24 horas. Além disso, São Paulo já tem 8.561 mortes, 285 novos óbitos em 24 horas. São Paulo é o Estado com o maior número de casos confirmados e mortes no País. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira mostravam que o Brasil tem 32.548 mortes e 584.016 casos.

José Henrique Germann, secretário estadual da Saúde de São Paulo, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes
José Henrique Germann, secretário estadual da Saúde de São Paulo, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes
Foto: Divulgação/Governo de SP / Estadão Conteúdo

Pelo Plano São Paulo, o Estado foi dividido em regiões e essas regiões em fases, que vão de 1 (somente funcionamento de serviços essenciais) a 5 (chamada de 'novo normal controlado'). As fases também se dividem em cores, vermelho, laranja, amarelo verde e azul, sendo a primeira a restrição total e última a liberação. Grande parte do Estado ainda se divide entre as fases 1, 2 e 3. Para a reabertura econômica e classificação, o governo leva em conta a capacidade do sistema de saúde, com a taxa de ocupação de leitos de UTI e o número de leitos por 100 mil habitantes, além da evolução da epidemia, com números de casos, internações e óbitos. A reabertura foi autorizada pelo Estado a partir do dia 1.

A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 82,4% na Grande São Paulo e de 71,4% no Estado.

A capital paulista foi classificada na fase 2, que permite, ainda com restrições, a reabertura de escritórios, comércio de rua, shoppings centers, concessionárias e imobiliárias. Pelas regras dessa fase, shoppings só podem operar com 20% da capacidade e com horário de funcionamento de quatro horas por dia. Praças de alimentação não podem funcionar. A Prefeitura está recebendo as propostas das entidades dos setores e está submetendo os projetos à Vigilância Sanitária. O prefeito Bruno Covas (PSDB) dará uma entrevista coletiva na tarde desta quinta e deve falar sobre a reabertura na cidade.

Testagem no Estado

De acordo com Dimas Tadeu Covas, que é membro do Centro de Contingência Contra a covid-19, Sao Paulo tem feito 8 mil testes dia. Segundo ele, o Estado já realizou 90 mil testes rápidos, aplicados em profissionais da saúde, segurança pública, presos, doadores de sangue. E a partir desta sexta, os testes serão aplicados também em asilos e na Fundação Casa.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade