PUBLICIDADE

Coronavírus

Parece que a OMS quer quebrar países, diz Bolsonaro

Declaração foi feita após a Organização Mundial da Saúde esclarecer fala sobre transmissão "rara" da covid-19 por assintomáticos

10 jun 2020 - 09h12
(atualizado às 09h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que parece que a Organização Mundial da Saúde (OMS) quer "quebrar países", depois de a entidade esclarecer que pessoas portadoras da covid-19 e que estão assintomáticas podem sim transmitir a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Presidente Jair Bolsonaro em Brasília
09/06/2020 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro em Brasília 09/06/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

"A tal da OMS disse que assintomático não transmite, depois voltou atrás. Parece que tem algo mais por trás disso, que querem quebrar os países", disse o presidente a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada nesta manhã.

No dia anterior, Bolsonaro usou a fala de uma diretora da OMS, em que ela dizia haver indícios de que a transmissão da covid-19 por pessoas assintomáticas era rara, para pregar que os governadores deveriam reabrir setores da economia que fecharam como parte das medidas de isolamento social para frear a disseminação do vírus.

No mesmo dia, a OMS revisou a afirmação e informou que não há indícios claros da não transmissão de assintomáticos. A entidade já havia feito uma distinção entre assintomáticos – pessoas que apesar de terem o vírus não apresentarão os sintomas – e pré-sintomáticos – aqueles que têm o vírus e ainda irão desenvolver os sintomas.

De acordo com números do Ministério da Saúde, o Brasil tem 739.502 casos confirmados da doença e 38.406 pessoas já morreram por causa da covid-19 no país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade