PUBLICIDADE

Coronavírus

OMS e Pfizer costuram acordo para vacinar países mais pobres

O esquema Covax - liderado pela OMS - deve começar a distribuir vacinas para países pobres e de renda média em fevereiro

18 jan 2021 - 16h00
(atualizado às 16h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde está em negociações avançadas com a Pfizer para incluir a vacina contra Covid-19 da empresa no sistema de compartilhamento da entidade, o que aceleraria as entregas de vacinas para países mais pobres, disse uma autoridade de alto escalão da OMS nesta segunda-feira.

O esquema Covax - liderado pela OMS e pela aliança de vacinas Gavi - deve começar a distribuir vacinas para países pobres e de renda média em fevereiro, com 2 de 3 bilhões de doses previstas para serem entregues este ano.

Vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech 
 18/1/2021 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech 18/1/2021 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Foto: Reuters

"Estamos em ... discussões detalhadas com a Pfizer. Acreditamos que muito em breve teremos acesso a esse produto", disse o conselheiro sênior da OMS Bruce Aylward em reunião do conselho executivo da OMS, acrescentando que, depois disso, buscaria adicionar outros.

O programa Covax pretende entregar 135 milhões de doses de todas as vacinas que tem acordos para 92 países de renda baixa e média até o final de março, disse ele.

Até agora, mais da metade das 50 milhões de vacinas administradas globalmente em 50 países foi nos Estados Unidos e na China, de acordo com Aylward. Nenhuma foi aplicada na África, afirmou.

A OMS já tem acordos com vários fornecedores, incluindo AstraZeneca e o Instituto Serum, da Índia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade