PUBLICIDADE

Coronavírus

Nelson Sargento ganhará festa virtual pelos seus 96 anos

Amigos se unem para homenagear sambista que anda meio triste por não sair de casa

16 jul 2020 - 17h32
Compartilhar
Exibir comentários

Em quarentena desde março, o sambista Nelson Sargento pediu apenas um bolinho simples à esposa, Evonete Belizário, para não deixar passar em branco seu aniversário de 96 anos, em 25 de julho. Ele anda meio acabrunhado com os desdobramentos da pandemia de covid-19 e sente-se enclausurado no apartamento em que vivem, na Tijuca, zona norte do Rio. O que o ex-parceiro de Cartola e Carlos Cachaça não sabe é que um grupo de amigos e admiradores resolveu lhe oferecer uma festa-surpresa, quase totalmente virtual.

Tudo começou quando a jornalista Zilda Raggio lançou a ideia num grupo de colegas de profissão no Whatsapp. Reverenciar e motivar Nelson Sargento, com algumas horas de alegria e música, passou a ser o lema de quem se engajou na campanha. A adesão foi muito rápida e expressiva, principalmente de compositores e artistas.

Em isolamento social, Nelson Sargento faz 96 anos no dia 25 de julho e ganha festa virtual
Em isolamento social, Nelson Sargento faz 96 anos no dia 25 de julho e ganha festa virtual
Foto: Divulgação/Eny Miranda

Alguns deles gravaram depoimento em vídeo enaltecendo a figura de Sargento e outros tantos interpretaram um de seus grandes sucessos, “Agoniza mas não Morre”, canção que decolou na voz de Beth Carvalho. Esse coral improvisado reúne nomes como os de Paulinho da Viola, Moacyr Luz, Preta Gil, Tia Surica, Monarco, Regina Casé, Estevão Ciavatta, Alcione, Mart’nália, Xande de Pilares, Noca da Portela, Zezé Motta, Dorina, entre outros. Todo esse material estará disponível em plataformas digitais.

“São várias pessoas ajudando; todo mundo entusiasmado com a iniciativa. Fizemos até camisa comemorativa. O Nelson Sargento merece muito mais, passa por dificuldades sérias neste momento”, disse a também jornalista Ana Condeixa, que abraçou o projeto de imediato.

Na mesma data, haverá ainda uma “cantata” próximo à janela do apartamento de Nelson e Evonete, com o grupo “Saracoteando”, que toca samba de raiz em rodas no Rio. O bolo também será um presente cotizado pelos amigos e vai estampar a silhueta do aniversariante com enfeites nas cores verde e rosa - alusão a uma das suas grandes paixões: a Mangueira, da qual é presidente de honra.

Nelson Sargento é um colecionador de ofícios: compositor, intérprete, ator, artista plástico, autor de trilha sonora, pesquisador e escritor. Chega aos 96 anos amparado pelo afeto de quem o reconhece como um dos nomes mais importantes da cultura brasileira. Ao mesmo tempo, sofre com a escassez de recursos, reflexo de anos de abandono oficial.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade