PUBLICIDADE

Coronavírus

"Não há resposta", diz Pazuello sobre vacina da Índia

Sem citar uma data, o ministro da Saúde disse que recebeu a "sinalização" de que o embarque vai se resolver nesta semana

18 jan 2021 - 17h37
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta segunda-feira, 18, que ainda não teve "resposta positiva" sobre a importação de 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca da Índia. Sem citar uma data, ele disse que recebeu a "sinalização" de que o embarque vai se resolver nesta semana.

"Todos os dias temos tido reuniões diplomáticas com a Índia. Estamos recebendo a sinalização de que isso deverá ser resolvido nos próximos dias dessa semana. Não tenho a resposta positiva até agora. Não há resposta positiva de saída até agora. Está sinalizado para os próximos dias dessa semana o embarque da carga para cá", disse Pazuello em entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
07/01/2021
REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello 07/01/2021 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O general disse que o governo conta com 2 milhões de doses para "atender mais ainda a população". A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval, no domingo, para o uso emergencial destas doses importadas da Índia e para a CoronaVac.

O governo queria enviar um avião, adesivado com campanha do governo federal, para a Índia na última sexta-feira, 15. A ideia era que no domingo, 17, as doses fossem recepcionadas por Pazuello no Rio de Janeiro. Mas a Índia frustrou os planos do governo ao apontar "problemas logísticos" para a entrega do produto.

Apenas 6 milhões de doses da CoronaVac estão disponíveis no Brasil para a vacinação. O governo também tenta liberar insumos da China para a Fiocruz fabricar no Brasil as doses de Oxford/AstraZeneca e o Instituto Butantan produzir a Coronavac.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade