PUBLICIDADE

Namíbia suspende uso de vacina russa contra Covid-19 após África do Sul indicar preocupações com HIV

23 out 2021 13h02
ver comentários
Publicidade

A Namíbia vai suspender o uso da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19, disse seu Ministério da Saúde neste sábado, dias depois que o regulador de medicamentos da vizinha África do Sul sinalizou preocupações sobre a segurança do imunizante para pessoas em risco de infecção pelo HIV.

O regulador SAHPRA decidiu não aprovar um pedido de uso de emergência para a Sputnik V por enquanto porque alguns estudos sugeriram que a administração de vacinas usando o vetor do Adenovírus Tipo 5 --caso da Sputnik V-- pode levar a uma maior suscetibilidade ao HIV em homens.

África do Sul e Namíbia têm altas taxas de prevalência de HIV.

O Ministério da Saúde da Namíbia disse em comunicado que a decisão de descontinuar o uso da vacina russa foi "por excesso de cautela de que os homens (que) receberam Sputnik V possam estar em maior risco de contrair HIV".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade