PUBLICIDADE

Coronavírus

MPF cobra Saúde sobre desabastecimento de medicamentos

O Ministério Público Federal (MPF) pediu informações ao Ministério da Saúde sobre medidas adotadas na compra dos kits de intubação

27 jul 2020 - 15h30
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Pacientes infectados com novo coronavírus são tratados em hospital de campanha em Santo André (SP)
06/05/2020
REUTERS/Amanda Perobelli
Pacientes infectados com novo coronavírus são tratados em hospital de campanha em Santo André (SP) 06/05/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofícios ao Ministério da Saúde pedindo informações sobre medidas adotadas pela pasta para evitar um desabastecimento na demanda de medicamentos usados nos chamados kits intubação, informou a assessoria de imprensa do órgão nesta segunda-feira.

A determinação, enviada na sexta-feira ao ministério, cita o fato de que o MPF no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Sergipe recebeu nas últimas semanas informações de hospitais públicos e privados que atendem ao SUS sobre risco de desabastecimento de alguns medicamentos usados em pacientes graves de Covid-19 que se encontram internados.

As unidades de saúde relataram ao MPF estarem tendo grandes dificuldades na compra dos medicamentos por uma série de fatores como falta de oferta e atrasos. Disseram ainda que a distribuição dos medicamentos requisitados pela União entre Estados não tem ajudado na normalização dos estoques.

O Ministério da Saúde deve informar aos procuradores, por exemplo, quais medidas vai adotar para suprir a falta de medicamentos até a conclusão das compras e entrega das primeiras cargas a Estados e municípios, prevista para ocorrer em agosto.

O MPF lembra que o ministério ainda não esclareceu quais foram os medicamentos e as quantidades requisitadas das indústrias farmacêuticas e os critérios utilizados para a distribuição entre os Estados, bem como o cronograma a ser seguido nas próximas vezes.

Procurada por email, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde não respondeu de imediato a pedido de comentário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade