PUBLICIDADE

Coronavírus

Espanha estabelece regras para a volta ao trabalho

Flexibilização das medidas de isolamento começa na segunda-feira após desaceleração no número de mortos

11 abr 2020 - 15h13
(atualizado às 15h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Espanha estabeleceu neste sábado as diretrizes para as pessoas que vão retornar ao trabalho em meio à flexibilização das medidas de confinamento, num dia em que o país registrou o menor número de mortes desde 23 de março.

Bandeira da Espanha com faixa preta de luto em varanda na cidade de Ronda em meio à pandemia de coronavírus
07/04/2020 REUTERS/Jon Nazca
Bandeira da Espanha com faixa preta de luto em varanda na cidade de Ronda em meio à pandemia de coronavírus 07/04/2020 REUTERS/Jon Nazca
Foto: Reuters

A maioria dos espanhóis está em isolamento em casa desde meados de março e apenas os serviços de setores considerados estrategicamente importantes têm permissão para operar normalmente.

No entanto, a partir de segunda-feira trabalhadores de setores como construção e indústria poderão retomar as atividades, permitindo que milhares de pessoas retornem ao trabalho.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo governo, as empresas devem fornecer o equipamento de proteção adequado e garantir que os funcionários tenham espaço para pelo menos dois metros de distância uns dos outros.

Em meio a preocupações de que seja muito cedo para começar a desmontar as medidas de contenção, o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, tentou minimizar a mudança nas regras.

"Ainda estamos na fase de confinamento... não iniciamos nenhuma redução", disse em entrevista coletiva com o ministro da Saúde, Salvador Illa.

As forças de segurança distribuirão 10 milhões de máscaras nos centros de transporte público nos próximos dias, afirmou Marlaska, acrescentando que seu uso é recomendado, mas não obrigatório.

O número de mortos por coronavírus na Espanha se elevou neste sábado a 16.353, contra 15.843 no dia anterior, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram registradas 510 mortes por causa da doença, contra 605 notificações no dia anterior.

Veja também:

O drama das periferias brasileiras em meio à pandemia:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade