PUBLICIDADE

Coronavírus

Brasil tem mais 1.317 mortes em 24h e supera 84 mil óbitos

País ainda registrou quase 60 mil novos casos da doença nas últimas 24 horas.

23 jul 2020 - 18h29
(atualizado às 20h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O País registrou nesta quinta-feira 1.317 mortes e 58.080 novas infecções de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados do levantamento realizado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL com as secretarias estaduais de Saúde. No total, 84.207 vidas já foram perdidas por causa da covid-19 e 2.289.951 pessoas foram infectadas.

Já os números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta quinta-feira (23) apontam que mais 1.311 mortes por covid-19 foram notificadas no Brasil nas últimas 24 horas. Com isso, o total de óbitos pela doença oficialmente identificados chegou a 84.082, segundo atualização publicada às 18h (horário de Brasília). O Brasil ainda registrou oficialmente mais 59.961casos, elevando o total para 2.287.475.

Essa é a segunda pior marca diária de novos casos notificados em 24 horas desde o início da pandemia. Só fica atrás do recorde registrado na quarta-feira, quando mais de 67 mil casos foram notificados em 24 horas.

Foto: Antonio Molina/Fotoarena / Estadão

Diversas autoridades e instituições de saúde em todo o país, no entanto, alertaram que os números reais da doença devem ser maiores em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.

O Conass não informou o número de curados no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na quarta-feira, 1.532.138 já se recuperaram.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de covid-19 oficialmente notificados. Só está atrás dos Estados Unidos, que nesta quinta-feira cruzaram a marca de 4 milhões de casos.

Já a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes chegou a 40. Em número total de óbitos, o país ocupa a segunda posição no mundo - novamente atrás dos EUA, que acumulam mais de 143 mil mortes.

Já no cálculo levando em conta a população, o Brasil aparece em 12° - bem à frente de países vizinhos, como a Argentina (5,82) e o Uruguai (0,99). Na semana passada, o Brasil ultrapassou a Holanda e a Irlanda em número de mortes por 100 mil habitantes.

Nações europeias duramente atingidas pela doença, como o Reino Unido (68,56) e a Bélgica (85,87), ainda aparecem bem à frente, mas esses países começaram a registrar seus primeiros casos entre três e quatros semanas antes do Brasil, e o número de óbitos diários está caindo - no caso britânico, está na casa das dezenas, já a Bélgica tem registrado vários dias seguidos sem mortes. Os dois países também registrado apenas algumas centenas de novos casos da doença por dia.

Na semana passada, o Brasil completou dois meses sem um ministro da Saúde. O posto vem sendo ocupado interinamente desde 15 de maio pelo general Eduardo Pazuello, que não tinha experiência na área e indicou militares para quase todos os postos-chave do ministério. Na sua gestão, as mortes e novas notificações de casos dispararam no país. Foram mais de 67 mil novos óbitos registrados desde que a pasta passou a ser gerida por Pazuello e outras dezenas de militares.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, 625 mil pessoas já morreram de covid-19 no mundo. O número de casos identificados chega a 15,3 milhões em todo o planeta.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade