Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça as fábricas escuras: novo modelo de produção chinês

29 jan 2026 - 17h13
Compartilhar
Exibir comentários

A indústria automotiva chinesa está expandindo cada vez mais ao redor do mundo e agora, no mundo da tecnologia. Suas fábricas utilizam um novo método: as "dark factories", ou "fábricas escuras", onde robôs e IA controlam quase toda a produção, dispensando a intervenção humana.

Fábricas na China funcionam de modo inusitado
Fábricas na China funcionam de modo inusitado
Foto: Jie Zhao/Corbis via Getty Images / Perfil Brasil

O conceito de fábricas escuras tem se tornado cada vez mais popular na China. Nessas unidades, a operação acontece sem luz, 24 horas por dia e sete dias por semana, e com presença limitada de humanos. É esperado que esses locais automatizados melhorem a qualidade dos produtos, enquanto reduzem o custo de fabricação.

Nas fábricas, os robôs realizam tarefas de montagem tipicamente feitas por trabalhadores. E, segundo o USA Today, esses modelos já dependem tanto dos sistemas de robótica e inteligência artificial que quase não precisam da intervenção humana para funcionar de forma organizada e constante.

De acordo com o artigo da IBM sobre ascensão robótica, o setor automotivo é o número um em adoção de robôs industriais. Esse título pode ser demonstrado pela Zeekr, fabricante chinesa de veículos elétricos, que possui 820 robôs em sua unidade de fabricação, com planos para mais, segundo o The New York Times.

Atualmente, seguindo este modelo, o The Wall Street Journal afirma que a marca produz até 300 mil carros por ano, ou mais de 800 carros por dia. Enquanto isso, a Tesla, que possui níveis de produção semelhantes, demorou décadas para atingir esse volume de fabricação.

É importante notar que algumas tarefas dessas empresas ainda são realizadas por humanos, como a montagem dos cabos que percorrem o carro. E os trabalhadores também utilizam as fábricas para realizar a manutenção dos robôs. O objetivo da empresa é continuar automatizando seu processo para entregar os carros de forma ainda mais rápida.

Esse modelo de produção tem pressionado as montadoras nos Estados Unidos a seguirem o mesmo caminho. No entanto, a decisão pode ameaçar o crescimento de um setor que empregava mais de 300 mil pessoas em 2024. Já que, atualmente, a China possui mais robôs para cada 10 mil trabalhadores do que o país americano.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por ZEEKR Brasil (@zeekrbrasil)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade