PUBLICIDADE

Como são aprovados projetos de Light Steel Frame no Brasil

Legislação de maio de 2022 define diretrizes de aprovação para sistema construtivo

29 jun 2023 - 13h05
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil possui um código de obras específico para cada modelo construtivo que varia de acordo com cada município e possui normas técnicas para os todos os tipos de construção. Com a tecnologia Steel Framing não seria diferente. Considerado por especialistas a melhor opção para uma construção ágil, sustentável e eficiente, o steel framing vem ganhando aderência de toda a cadeia produtiva da construção civil no Brasil e, com isso, surgem as regulamentações necessárias dos órgãos públicos para se trabalhar com o material.

Foto: Barbieri do Brasil / DINO

Em maio de 2022, foi publicada a norma ABNT NBR 16970, que estabelece as normas a serem seguidas para projetos de construção em steel frame, dividida em três partes: desempenho, que regula os requisitos para os componentes e desempenho do sistema construtivo para uso em edificações residenciais e não residenciais de até dois pavimentos. Projeto estrutural, que define soluções gerais para o projeto e dimensionamento das estruturas de aço que integram o sistema com base no método dos estados limites especificados na ABNT NBR 14762. E, por último, as interfaces entre sistemas, que estabelece com detalhes construtivos para interfaces entre sistemas: paredes e pisos, externos e internos, paredes e esquadrias, paredes ou pisos e instalações.

Porém, é necessário ter o entendimento previsto em legislação - a diferença entre a construção da obra e a venda do material. André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina, chama a atenção para a questão e explica que são coisas distintas.

"Para aprovação perante os órgãos reguladores, a construção e utilização do steel frame na legislação, se assemelha às construções em alvenaria. O que difere é quando se vai realizar a venda de projetos arquitetônicos em light steel framing. Estes, sim, precisam ser aprovados pela NBR 15575, que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios", explica André.

A ABNT é uma organização privada, sem fins lucrativos e representante oficial da ISO (Organização Internacional de Padronização) no Brasil. Ou seja, ela é responsável por estudar, elaborar e publicar normas técnicas para diferentes setores no país.

A elaboração da ABNT na construção civil é feita com especialistas e pode ter a participação de qualquer cidadão ou empresas interessadas em fazer parte da elaboração.

Website: https://www.adbarbieri.com/pt-br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade