Como é o novo Fiat Grande Panda? Conheça o modelo chega ao Brasil em 2026
Lançado recentemente na Europa, o Grande Panda da Fiat é o primeiro de cinco lançamentos a serem feitos pela marca no Brasil entre 2026 e 2030. O carro é destaque em comemoração dos 50 anos da montadora no país.
Chamado de sucessor espiritual do Uno por parte da imprensa, o Panda possui porte semelhante ao compacto mais famoso do mercado nacional e aposta em design com apelo moderno. Em suas versões mais caras, ele se aproxima da proposta de modelos como o Mini da BMW, com faróis de LED em formato Pixel e rodas de 17 polegadas.
Quais são os diferenciais do Panda?
O modelo do Grande Panda investe em linhas retas e proporções mais elevadas formando um estilo que combina características do hatch compacto com utilitário esportivo.
A dianteira do carro traz elementos geométricos em faróis full LED com a famosa assinatura em formato de "X" e grade inferior composta por molduras retangulares. Enquanto na traseira, lanternas em LED com desenho pixelado reforçam a estética retrô. A grade com os quadradinhos busca fazer referência à antiga fábrica da Fiat em Lingotto.
No interior, o veículo adota acabamento contemporâneo, com forração azul e uso parcial de materiais reciclados. Além disso, possui molduras acrílicas amarelas e detalhes em preto brilhante. Segundo a imprensa, testes apontaram riscos visíveis, principalmente em áreas de uso constante, que devem ser ajustados na versão nacional.
O Panda também conta com dois porta-luvas, sendo o superior com opção de revestimento em bambu ou tecido, e o inferior em plástico convencional.
Mercado brasileiro X mercado internacional
Na Europa, o Panda é oferecido no modelo elétrico e, avaliado em até R$ 150 mil no câmbio atual, ou em configuração híbrida leve, baseada no motor 1.2 turbo desenvolvido em parceria com Peugeot e Citroën. Para o mercado brasileiro, no entanto, a expectativa é que sejam usados motores 1.0 Firefly, com ou sem turbo, já aplicados anteriormente nos Fiat Pulse e Fastback.