0

Tromba d'água do tipo não tornádico se formou ontem na Região dos Lagos

Centro-sul fluminense pode ter pancadas de chuva com raios

24 abr 2019
12h03
atualizado às 12h15
  • separator
  • 2
  • comentários

Uma tromba d'água se formou entre Araruama e Silva Jardim, na Região dos Lagos no final da tarde de ontem (23). O fenômeno foi flagrado por moradores na Lagoa de Juturnaíba. 

Os meteorologistas da Climatempo classificaram este evento meteorológico como uma tromba d'água não tornádica. O fenômeno tem o formato de funil, o que lembra visualmente um tornado. 

Foto: Climatempo

Imagem divulgada em Redes Sociais da tromba d'água que se formou nesta terça-feira,

dia 23,  na região de Araruama. 

"Tudo indica que esta tromba d'água é do tipo não tornádico, devido às condições meteorológicas observadas ontem na região de Araruama. Este tipo se desenvolve na superfície da água em direção à nuvem, ou seja, debaixo para cima", explica a meteorologista Bianca Lobo. "Já o tipo tornádico, tem a formação igual a de um tornado e recebe o nome tromba d'água, por se formar sobre água, como em lagoas, rios e mar", completa a meteorologista.  

Trombas d'água podem provocar danos pontuais por onde passar, como por exemplo, em embarcações. Em Araruama, não houve danos, nem feridos nesta terça-feira. 

Pancadas de chuva no centro-sul fluminense

A quarta-feira segue com predomínio de sol e calor em todo o estado do Rio de Janeiro. As nuvens aumentam e novamente podem ocorrer pancadas de chuva moderadas a fortes durante à tarde e a noite. A expectativa são de pancadas localizadas e hoje, o maior risco de chuva forte é para áreas serranas e a Baixada fluminense.

Pode chover de forma rápida e isolada no interior do estado e na Região dos Lagoas. O norte fluminense continua ensolarado e seco.  

Climatempo
  • separator
  • 2
  • comentários
publicidade