PUBLICIDADE

Climatempo

Trigo, cevada e aveia apresentam bom desenvolvimento no RS

Alerta para queda de granizo. Veja a tendência do clima para os próximos dias

8 ago 2022 - 15h18
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A estimativa de cultivo de trigo no Rio Grande do Sul para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. O plantio está praticamente concluído, de acordo com o últimos dados da Emater/RS.

As lavouras em geral apresentam bom desenvolvimento, avançando para a floração nas regionais de Frederico Westphalen e de Santa Rosa.

Foto: Climatempo

Foto: Grazi Camargo - São Sepé - RS - Trigo

 

Canola

Na regional de Santa Rosa (RS), os 24,5 mil hectares implantados representam aumento da área em relação ao ano anterior. A expectativa atual de produtividade média é de 1.702 kg/ha, mas o período de chuvas excessivas e a ocorrência de geadas em períodos reprodutivos das plantas infligiram redução de potencial.

Com o plantio iniciado em maio, 36% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 42% em floração, 19% em enchimento do grão, e há 4% em maturação do grão. As melhores condições de luminosidade durante a semana aceleraram a evolução da floração. A alta umidade nas semanas anteriores causou ocorrência de doenças foliares em algumas lavouras, sendo necessário o controle químico.

A perspectiva de rentabilidade é boa com a manutenção dos preços elevados do grão, associado à perspectiva de clima mais ameno na finalização do ciclo da cultura.

Cevada

A cultura da cevada está em desenvolvimento vegetativo no Rio Grande do Sul. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, o predomínio de tempo firme no período de 01 1 04/08, associado à boa incidência de radiação solar e à boa umidade do solo, favorece o crescimento e desenvolvimento da cultura. O aspecto geral das lavouras é bom, da mesma forma que o estande de plantas.

Os agricultores estão finalizando o controle de plantas invasoras em pós-emergência e as adubações nitrogenadas em cobertura. Com relação a doenças como manchas foliares, estas estão sendo monitoradas, assim como o oídio, e o momento de controle está sendo avaliado.

Em Erechim, o preço da cevada está 30% maior que o preço de mercado oferecido para o trigo. A cultura apresenta desenvolvimento normal. Na de Frederico Westphalen, a semeadura está concluída. O cenário de desenvolvimento é similar ao da cultura do trigo.

Aveia branca grãos

Na regional de Ijuí, a cultura apresenta bom desenvolvimento, com excelente aspecto fitossanitário, mas há relatos da presença de doenças foliares, principalmente de ferrugem da folha e do colmo em lavouras com controle fitossanitário deficiente. De maneira geral, o aspecto das lavouras é considerado bom.

Nos municípios mais ao norte, a cultura está em fase mais avançada, sendo que algumas poucas lavouras já foram colhidas na região Celeiro, porém pouco expressivas ainda. Nos municípios mais próximos a Ijuí e no Alto Jacuí, as lavouras se encontram em estágio menos avançado devido à semeadura mais tardia. De modo geral, é possível identificar na região que aproximadamente metade das lavouras se encontram na fase vegetativa (alongamento colmo e emborrachamento) e a outra metade, em fase reprodutiva.

Tabaco catarinense no campo

Na cidade de São João do Sul, em Santa Catarina, a produtora rural Aline Anacleto de Espíndula aproveitou a janela de clima para adubar e aplicou uréia nos campos de tabaco. 

Foto: Climatempo

Foto: Aline Anacleto de Espíndula - São João do Sul - SC

Já, no Paraná, a produtora de Campina do Simão, Simone Vargas aproveitou o clima no período entre 01 e 05/08 para realizar a adubação verde para o plantio do milho em cima antes da chegada da chuva. 

Foto: Simone Vargas - Campina do Simão - PR

Foto: Climatempo

Tendência do clima

Nesta terça-feira (09/08), um intenso sistema de baixa pressão atmosférica se aprofunda sobre o leste da Região Sul e reforça as áreas de instabilidades. Com isso, entre terça e quarta, a previsão é de mais chuva e com alto potencial para volumes elevados no leste do Paraná, de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul.

A Climatempo alerta para chuva forte e volumosa até quarta-feira (10), intensa atividade elétrica (raios) e ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 80 km/h na quarta (10). Os maiores volumes serão observados no leste de SC (vale do Itajaí, Grande Florianópolis e sul do estado) e litoral norte no RS, onde os acumulados ficam entre 140mm e 180mm.

Atenção! Grande parte dessa chuva cairá entre a tarde de terça (09/08) e a manhã de quarta (10/08), causando grandes transtornos.

Áreas com chance de queda de granizo - 09/08

Embora a colheita do milho esteja em ritmo avançado, ainda há algumas áreas a serem colhidas e estão sob o risco de granizo. Além disso, a chuva paralisa as atividades de colheita.

A tão aguardada chuva para as áreas de trigo mais ao norte do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, pode vir acompanhada por granizo ainda nesta terça-feira (09/08). 

As áreas de algodão entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e, eventualmente no sul de Goiás poderão observar queda de granizo. As plantações de cana-de-açúcar entre Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, também tem chances de registrsr o fenômeno. 

 

Ar polar - geada

A quinta-feira (11/08) será um dia com alto potencial para formação de nevoeiro no começo do dia. Várias áreas do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná podem amanhecer com a visibilidade prejudicada, inclusive Porto Alegre.

Outro destaque é a condição para geada no noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná na quinta-feira(10). Na sexta-feira (12/08) pode gear na Campanha Gaúcha e na região norte do Rio Grande do Sul, Planalto Catarinense e centro-sul do Paraná.

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade