0

Tendência para o outono 2020 no Centro-Oeste

Saiba quando entram as primeiras ondas de frio e como fica a chuva na estação.

22 mar 2020
01h16
atualizado às 19h22
  • separator
  • 0
  • comentários

O outono é uma estação onde ocorre uma grande redução da chuva sobre o Centro-Oeste do Brasil.  Como exemplo, em janeiro, segundo cálculos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - para o período de 1981 a 2010, a média de chuva normal no estado de Mato Grosso em janeiro varia de 250 mm a 350mm. Mas em abril, no começo do outono, esta média já cai para a faixa de 100 a 150 mm.

Em Brasília, a média de chuva para janeiro é de 209 mm, mas cai para apenas 5 mm em junho.

Em maio e em junho, o clima é normalmente com pouca chuva e os períodos de estiagem já são longos na maior parte do Centro-Oeste. Dias secos, ensolarados, com tardes quentes e noites relativamente frescas são comuns no outono na Região.

É também no outono que chegam as primeiras massas de ar frio de origem polar com força para derrubar a temperatura e até eventualmente provocar geada em Mato Grosso do Sul. 

Para esfriar por toda da Região Centro-Oeste é preciso que o massa de ar frio grande e continental entre pelo interior do país. Porém, poucas vezes isto acontece. Assim, várias massas de ar frio causam quem da temperatura em Mato Grosso do Sul e até em áreas de Mato Grosso, mas poucas conseguem chegar a Goiânia ou a Brasília. 

Confira a análise do meteorologista Filipe Pungirum sobre o outono 2020 na Região Centro-Oeste

Veja também:

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade