PUBLICIDADE

Temporal na Grande SP

Risco de chuva forte é maior nesta sexta-feira e no fim de semana

22 nov 2018 - 21h57
Compartilhar
Exibir comentários

Nuvens bastante carregadas se formaram sobre a Grande São Paulo nesta quinta-feira, 22 de novembro, por causa do grande aquecimento e da umidade do ar elevada. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 28,8°C de temperatura máxima às 16 horas.

Por volta das 21h30, uma intensa chuva começou a cair na região da Climatempo, no bairro da Vila Mariana.

No fim da tarde e começo da noite a chuva caiu muito forte no norte e leste da Grande São Paulo e norte da capital paulista, atingindo a região Francisco Morato, Caieiras, Atibaia, Arujá.

Entre 20h30 a 21h30, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou quase 47 mm de chuva em Arujá/Arujamérica. No período de 3 horas, entre 18h30 e 21h30 choveu aproximadamente 67 mm neste local e 44 mm em Francisco Morato/ Parque Cento e Vinte.

Na cidade de São Paulo, entre 17h50 e 20h50 choveu 40 mm na avenida Tucuruvi.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeituras (CGE) registrou 16,3 mm em 1 hora na região de do Tremembé entre 18h e 19h.

Outras áreas de chuva ainda podem atuar na Grande São Paulo até o fim da noite, mas tendência é de enfraquecimento. Há risco de chuva forte, com raios e também queda de granizo.

Foto: Climatempo

Parte da chuva detectada pelos radares Climatempo-USP às 21h20 de 22/11/2018

Sexta- feira quente

Nesta sexta-feira, 23 de novembro, a região da Grande São Paulo vai ficar ainda mais quente. A previsão é de que os termômetros passem dos 30°C. O sol aparece forte desde cedo e a temperatura vai subir rapidamente. Mas novamente o forte aquecimento vai formar nuvens bastante carregadas que vão provocar pancadas de chuva com raios durante a tarde e a noite. As primeiras pancadas de chuva devem começar antes do fim da tarde.  Esta sexta-feira será um dia quente e com pancadas de chuva a partir da tarde também no interior e pelo litoral.

Pode chover forte e há risco de granizo em diversas regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo. Algumas rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h..

Fim de semana de alerta

Durante o fim de semana,  a região da Grande São Paulo, e todo o estado de São Paulo, entra em alerta para tempestades, com ventania e chuva bastante volumosa. A passagem de uma grande e forte a área de instabilidade, associada com uma frente fria que chega ao litoral paulista, espalha nuvens muito carregadas que devem provocar chuva bastante volumosa e durante o sábado, 24 de novembro. A maioria das áreas do estado de São Paulo já deve amanhecer o sábado com chuva.  A chuva do próximo sábado pode causar problemas em várias localidades paulistas, inclusive na região da Grande São Paulo, como alagamentos e também a queda de granizo. Ha risco de ventania.

No domingo ainda há condições para chuva moderada a forte em quase todo o estado de São Paulo.  

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade