PUBLICIDADE

Tempo seca em SP no fim de semana

As nuvens carregadas se afastam de SP

5 mai 2017 - 23h38
(atualizado em 6/5/2017 às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

As nuvens carregadas que provocaram a chuva forte sobre o estado de São Paulo se afastam e o tempo seca durante o fim de semana.

Grande São Paulo

Na Grande São Paulo, o sábado também será com muita nebulosidade, algumas aparições do sol e possibilidade de chuva leve, mas especialmente na madrugada e manhã. Este é um fim de semana com friozinho na capital paulista.  na capital.

No domingo, o tempo fica menos úmido e a Grande São Paulo já terá um pouco mais de sol.

Interior

O sol reaparece neste sábado em praticamente todo o interior do estado. Ainda há possibilidade de alguma chuva, no Vale do Paraíba, na Mantiqueira e em toda a divisa com Minas Gerais. Pode chover com moderada intensidade. A região de , de  de , de  voltar a ter sol, mas muita nebulosidade deve persistir em grande parte do dia.

Para o domingo, a previsão é de sol e tempo seco em todo o interior de São Paulo.

Litoral

No litoral, o primeiro fim de semana não será de praia. A previsão é de muitas nuvens o dia todo e pode chover fraco no sábado e no domingo.  Há possibilidade de ventos moderados, com rajadas de até 60 km/h. A temperatura fica amena. 

Foto: Climatempo

Nevoeiro

A instabilidade se afasta, mas depois de toda a chuva, o ar ficou muito úmido sobre todo o estado de São Paulo. Por causa deste excesso de umidade, há possibilidade de formação de nevoeiro no começo da manhã deste sábado. Regiões serranas ainda podem presenciar a ocorrência do fenômeno ao amanhecer do domingo. O nevoeiro causa grande redução da visibilidade nas estradas e nos aeroportos.

Chuva de cavado

As nuvens carregadas que provocaram chuva forte, ventos fortes e até granizo no estado São Paulo na quinta e na sexta-feira, 5 de maio, não foram de nenhuma frente fria. Estas nuvens foram geradas por cavados que se deslocaram do norte Argentina, do Paraguai e do Sul do Brasil para a Região Sudeste. Um cavado é uma circulação de ventos com tendência ciclônica (no sentido horário) que acontece pode ocorrer em vários níveis da atmosfera ao mesmo tempo. A presença desta circulação força a concentração de umidade e facilita a formação de grandes nuvens. Os cavados podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer dia do ano, mas não trazem o ar polar como as frentes frias.

Com o deslocamento do cavado em direção ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais, as nuvens carregadas também se deslocam para estes estados.

Foto: Climatempo

É possível perceber isto pelo movimento da nebulosidade nas imagens de satélite. As nuvens aparecem como manchas azuladas, verdes, às vezes vermelhas. O tom amarelado indica nebulosidade baixa, mas que pode conter chuva. A cor marrom indica áreas que estão com pouca ou nenhuma nebulosidade.

Previsão Brasil - Ar seco ganha força pelo País :
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade